Inovação: Conhecimento é base da inovação

Abril 4, 2011 by  
Filed under Notícias

O Governo dos Açores está empenhado em apoiar a investigação científica na Região, especialmente o trabalho dos cientistas que potencie uma aplicação prática em prol do desenvolvimento económico e social dos açorianos.

A ideia tem sido reiterada, por diversas ocasiões, por elementos do Executivo Regional. No final do ano passado, em Angra do Heroísmo, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, voltou a frisar esta questão, numa intervenção feita na sessão de encerramento do GIS Day, um evento mundial que promoveu a importância dos sistemas de informação geográfica no dia-a-dia.

José Contente deu como exemplo, precisamente, os sistemas de informação geográfica, em que o Governo presidido por Carlos César já investiu, desde 2007, mais de um milhão de euros, e no qual os resultados práticos são palpáveis.

Concretizando, o governante disse que a Região tem já “uma cartografia digital bastante avançada, que já foi até requerida pelos conhecidos programas Google Earth e Microsoft Virtual Earth”.

De igual modo, acrescentou, a Região cumpre a directiva comunitária sobre a matéria, disponibilizando a cartografia digital às empresas e a outras instituições, e “substituindo-nos mesmo a algumas entidades como as autarquias, com um programa recente chamado SIGENDA” (http://ideia.azores.gov.pt/sigenda) que permite já aceder aos endereços de diversas ruas em várias ilhas e que vai cobrir o arquipélago todo “em pouco tempo”.

A plataforma Ideia.Azores, criada pelo Governo açoriano, tem muito mais potencialidades, sublinhou José Contente, “ao nível da protecção civil, do ordenamento ou da investigação ambiental”. Nessa plataforma, explicou, vão sendo carregados conteúdos que permitem “a autores, empresas e investigadores aceder a cada vez mais informação geo-referenciada”.

O secretário regional destacou, também, o facto de a rede GPS ser “bastante completa” instalada nos Açores permitir o acesso a essa informação a partir de qualquer computador. Essa rede, revelou, “está preparada para a futura entrada em funcionamento do projecto europeu Galileu”.

José Contente salientou, depois, outra ideia: “o conhecimento hoje é a base de competitividade, também das empresas”, acrescentando que estas “sem conhecimento não inovam, não são transnacionais.

Por isso, vincou, “cabe à investigação a preocupação de transformar esse conhecimento em algo útil para as empresas”, porque, disse ainda, “nós precisamos fundar na economia regional, para além dos sectores tradicionais, nesta economia do conhecimento, algo que traga valor acrescentado para os Açores”.

Projecto pioneiro a nível nacional

O projecto de cartografia açoriano é o primeiro sistema existente no País, com carácter regional, de acordo com as regras definidas pela directiva comunitária “INSPIRE” – através da qual as diversas regiões europeias deverão disponibilizar, para os organismos comunitários, administração nacionais, regionais e locais, e para os cidadãos em geral – o acesso a diversas categorias temáticas de dados geográficos, entre os quais os “Endereços”. Esta informação é da responsabilidade dos municípios, pois é a estes que cabe a atribuição dos nomes das vias e dos números de polícia. No entanto, a maioria não dispõe desta informação, ou quando a possui, não se encontra de acordo com as regras impostas pela directiva INSPIRE.

Fonte: Expresso das Nove



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!