Marketing: Google lança música ‘online’ e pagamentos por telemóvel

Abril 5, 2011 by  
Filed under Notícias

A Google começou por ser um motor de pesquisa, mas hoje é uma referência nas tecnologias e nas telecomunicações.

A gigante tecnológica está a preparar novos serviços. Segundo a imprensa internacional, a Google deverá lançar nas próximas semanas um serviço de música ‘online’ e estuda também a possibilidade de fazer pagamentos através dos ‘smartphones’ com sistema operativo Android, em vez do cartão multibanco. O portal CNET adianta mesmo que a Google já está a testar o Google Music internamente.
Esta informação e muitas outras notícias levam a crer que alguns utilizadores do Android, que tinham acesso restrito ao sistema, conseguiram aceder ao Google Music.

Tudo indica que o serviço arranque já em Maio e que não será apenas mais uma loja virtual. Fontes do mercado acreditam que o Google Music dará ao utilizador uma espécie de “armário digital”, que permita ao cibernauta tocar as músicas que possui de qualquer dispositivo, por ‘streaming’.

No entanto, segundo o ‘site’ CNET, apesar de a ferramenta estar pronta, as negociações com as grandes empresas discográficas ainda não foram concluídas. Além da “caixa de música”, a Google tem outro projecto em carteira.

Segundo fontes do mercado, citadas pelo “Wall Street Journal”, a Google estará em negociações com a MasterCard e o Citigroup para estabelecer uma parceria que permita usar os telefones como meio de pagamento, em vez do cartão multibanco.

Para que este projecto resulte, a Google irá recorrer à tecnologia de NFC (‘near-field communication’). Como tal, para os clientes efectuarem os pagamentos, vão precisar apenas de passar o telemóvel em frente aos leitores instalados para o efeito. A notícia foi avançada também pelo “Wall Street Journal”, esta semana, com base em informação veiculada por “pessoas com conhecimento do projecto”. Mas já antes o presidente executivo da Google levantara o véu sobre a intenção de integrar um sistema de pagamento por NFC nos telefones Android.

Este sistema vai também permitir à Google fornecer aos retalhistas dados adicionais sobre o tipo de cliente que têm e adequar promoções e ofertas ao público que pretendem atingir. O projecto, ainda em fase inicial, permitirá a quem tenha cartões de crédito e débito do Citigroup fazer pagamentos mediante a activação de uma aplicação. A ideia é que os ‘smartphones’ funcionem como uma espécie de carteira electrónica substituindo os cartões de crédito e multibanco. A Google não deverá cobrar taxas pelas transacções com recurso ao sistema, acrescenta o jornal.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!