Marketing: Portugueses trabalham 3h53 de borla todos os dias

Abril 15, 2011 by  
Filed under Notícias

O trabalho não pago em Portugal pesa mais de metade do PIB.

Os portugueses trabalham todos os dias 3 horas e 53 minutos sem serem pagos. Feitas as contas o trabalho não remunerado pesa mais de metade do PIB nacional (53%). A conclusão é da OCDE, que divulga hoje a mais recente edição do ‘Society at a Glance’.

Entre o trabalho não remunerado a OCDE inclui as tarefas domésticas, como cozinhar, fazer limpezas ou fazer compras para a casa. Portugal ocupa o quarto lugar do ranking de 30 países analisados.

Os mexicanos são quem trabalha mais sem receber nada em troca, gastando 4h13min por dia nestas tarefas. De seguida vêm os turcos e os australianos. Quem trabalha menos de borla são os coreanos, que apenas utilizam 2h16min do seu dia nestas tarefas.

Somando a este trabalho sem vencimento o número de horas passadas a produzir em troca de um salário, ou gastas a estudar, a OCDE concluiu que são os mexicanos os mais ocupados.

No México, praticamente dez horas por dia são gastas a trabalhar. Portugal vem em terceiro lugar, com as famílias ocupadas durante 8h48min todos os dias. Em segundo lugar estão os japoneses, que somam o maior número de horas de trabalho remunerado ou gastos em estudos: 6h16, que se somam às 2h44 ocupadas de borla.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!