Marketing: Algarve vai produzir caviar

Abril 18, 2011 by  
Filed under Notícias

Em 2015, restaurantes e lojas gourmet portugueses podem estar a vender caviar produzido no Algarve, estimam os responsáveis por um projecto inédito da Universidade do Algarve, que visa criar uma unidade de cultivo de esturjão em aquacultura.

O projecto reúne um biólogo, um perito em aquacultura e um empresário gourmet e foi distinguido no concurso Ideias em Caixa, uma parceria entre o Centro Regional para a Inovação do Algarve (CRIA) e a Caixa Geral de Depósitos.

A ideia é instalar até ao fim do ano, numa zona do Algarve ainda a definir, uma unidade de produção de esturjão (peixe cujas ovas dão origem ao caviar), estimando-se que em quatro anos possam ir para o mercado as primeiras embalagens da iguaria.

Por ser um dos peixes comercialmente mais valiosos do mundo o esturjão está em risco de desaparecer e neste momento praticamente só é possível criá-lo em regime de aquacultura, explicou Paulo Pedro à Lusa.

Antes de se lançar no projeto aquele biólogo da Universidade do Algarve disse que tinha muitas ideias preconcebidas acerca do esturjão, que pensava dar-se apenas nas águas frias da distante Rússia, mas estava enganado.

«No seu ambiente natural, com temperaturas negativas, os esturjões podem demorar 20 anos até atingir a sua maturação sexual mas no Algarve, devido à temperatura amena, o seu crescimento pode ser muito mais rápido», frisa o biólogo.

O mentor da ideia é Valery Afilov, que durante 12 anos trabalhou no cultivo de esturjão em aquacultura na Ucrânia e que desde que veio para Portugal, há uma década, sempre quis importar a ideia.

«Apesar de este tipo de peixe não ser muito conhecido aqui [embora antes a carne do esturjão fosse consumida em Portugal] as condições para a produção de caviar no Algarve são mesmo muito boas», refere.

A estimativa é que em quatro anos a equipa comece a produzir caviar de uma das quatro espécies de esturjões que se propõem cultivar, contudo, a joia da coroa é a espécie beluga, mas neste caso é precisar esperar sete anos.

Fonte: Diário Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!