Inovação: Universidade do Minho inaugura primeira horta comunitária

Abril 23, 2011 by  
Filed under Notícias

A Universidade do Minho (UMinho) inaugura na próxima quarta-feira a primeira horta comunitária “em transição” numa instituição de ensino superior em Portugal. O projecto, designado «UMinho in Transition» e integrado na rede mundial Transition Network, pretende englobar várias vertentes, desde a investigação, a intervenção cultural, a solidariedade e a biosustentabilidade.

A iniciativa partiu de um grupo de professores, alunos e funcionários da UMinho, que em Novembro decidiu pedir terras ao reitor para cultivo de hortas comunitárias nos três ‘campi’ da academia – Congregados e Gualtar, ambos em Braga, e Azurém, em Guimarães.

“Pretendemos desenvolver um projecto ‘em transição’ no qual a comunidade universitária se sinta desafiada a encontrar novas e sustentáveis soluções para o problema da adaptação da vida humana a uma realidade com o petróleo cada vez mais escasso e caro”, sustentou o coordenador do projecto e professor do Departamento de Engenharia Electrónica Industrial, Luís Botelho.

O docente explicou ainda que se espera também “contribuir para melhorar a qualidade de vida na UMinho, para a densificação e humanização da sua rede social”

O acto de posse dos “regedores” das hortas dos três campi por um representante do reitor realiza-se pelas 15h30, seguindo-se uma visita aos talhões já demarcados nas hortas dos Congregados, Gualtar e Azurém. Simultaneamente às sessões em Braga, vai ser exibido no bar 1 da Escola de Engenharia, em Guimarães, a partir das 16h, o documentário “HOME – O Mundo é a Nossa Casa” (2009), do fotojornalista e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, que através de imagens aéreas mostra a diversidade da vida no planeta e a forma como a acção do homem tem vindo a ameaçar o equilíbrio ecológico. A comunidade está convidada a participar.

A iniciativa «UMinho in Transition» tem no seu horizonte a criação de um sistema de “cabaz de legumes” reunindo produção própria e de produtores locais, bem como o lançamento de concursos de ideias “verdes” tendentes à redução dos consumos de energia nas residências, à limitação do número de viagens, à partilha de automóvel, ao aproveitamento local de energias renováveis para um funcionamento sustentável das hortas. O projecto ambiciona proporcionar uma plataforma de investigação/inovação multidisciplinar com ênfase nas áreas da Energia, Engenharia, Economia, Ambiente e Agricultura sustentável.

Fonte. Ciência Hoje


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!