Marketing: As vantagens das WebTVs e WebCasts para as empresas

Abril 27, 2011 by  
Filed under Notícias

Anos atrás, apenas as maiores empresas possuíam um website e hoje é inconcebível qualquer empresa sem um bom site.

Apesar de terem surgido há quase dez anos, as formas de comunicação de WebTV – transmissão de uma grade de programação pela internet – e WebCast – transmissão de áudio e vídeo utilizando a tecnologia streaming por meio da internet ou rede corporativa – ainda são adotadas por poucas empresas em sua plenitude no Brasil. Apenas as empresas mais afeitas a tecnologia já aderiram à essas novas ferramentas de comunicação. A minha previsão e expectativa é que esse quadro deve mudar em breve.

 

Anos atrás, apenas as maiores empresas possuíam um website e hoje é inconcebível qualquer empresa sem um bom site. Assim, no futuro, também será inaceitável um bom website sem serviço de vídeo, que é hoje a forma mais completa de comunicação.

 

Multinacionais, que precisam se comunicar com um grande número de filiais espalhadas pelo mundo ao mesmo tempo, de forma rápida, eficiente e com custo acessível, já descobriram o potencial das WebTVs e WebCasts. Na área de RH são ideais para realização de treinamentos ou para um discurso do presidente. Na área comercial e de marketing servem para exibição de novos produtos e até para alinhamento de estratégias.

 

No caso dos WebCasts, os principais benefícios citados pelas empresas são a redução de custos e a maior interação. Diferente de email, carta ou DVD, a transmissão de um vídeo ao vivo permite influência mútua em tempo real, onde é possível argumentar e esclarecer as dúvidas em tempo real.

 

Claro que o WebCast não substitui o presencial, porém o baixo custo compensa em muitos casos. Por exemplo, uma grande montadora adota atualmente o WebCast quando anuncia um recall. O engenheiro e os mecânicos mostram aos profissionais das Oficinas Mecânicas o que deve ser trocado e como efetuar o recall para todas as concessionárias do país ao mesmo tempo e com a interação dos participantes em tempo real. Ou seja, o custo para fazer isso é muito inferior ser comparado ao gasto para reunir pessoalmente todos ou mesmo enviar um engenheiro para cada região para explicar todo o procedimento do recall.

 

Com os avanços tecnológicos e ganhos de escala, pequenas e médias empresas podem (e devem) fazer uso dos serviços de WebCast ou WebTV. Muitas fornecedoras desses serviços têm por cultura democratizar a tecnologia e praticam custos bem acessíveis e com altíssima qualidade. Qualquer empresa, micro, pequena, média ou grande pode utilizar desses serviços.

 

Outro exemplo foi a adoção de WebTV, que aconteceu recentemente no 26º Salão Internacional do Automóvel, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). A Ford fez uma programação completa para exibir aos mais de 4 mil profissionais das concessionárias o que acontecia e o que estava sendo apresentado durante os 11 dias do maior evento automotivo da América Latina.

 

Sendo assim, não existe motivo para adiar essa imersão no mundo da comunicação multimídia. Sua empresa, seus clientes e seus funcionários agradecem. O melhor momento para começar a oferecer uma WebTV e WebCast é agora, seja para melhorar a comunicação interna com seus funcionários ou externa com seus consumidores. Até pessoas físicas já aderiram ao vídeo. Veja, por exemplo, a explosão do Youtube e da JustinTv.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!