Marketing: Portugal é excelente plataforma para entrar nos países de expressão portuguesa

Abril 28, 2011 by  
Filed under Notícias

Entrevista a Joanna Kuenssberg O’Sullivan

Depois do vinho e da cortiça são nomes como os de José Mourinho, Cristiano Ronaldo ou o novo CEO do banco Lloyds, Horta Osório, que têm favorecido a imagem de Portugal em terras de Sua Majestade.

Os números provam o bom relacionamento comercial entre o Reino Unido e Portugal. As exportações portuguesas aumentaram cerca de 23% no último ano.

Qual a imagem que Portugal tem no Reino Unido enquanto país exportador?
Longe vão os dias em que Portugal era visto pela opinião pública apenas como um exportador de vinho do Porto e cortiça. O facto de existirem algumas personalidades portuguesas lá fora, como José Mourinho, Cristiano Ronaldo ou o novo CEO do banco Lloyds, Horta Osório, ajuda a mudar a imagem de Portugal também a nível financeiro. E em Londres os projectos portugueses que têm chegado são novos e interessantes, funcionando como ‘plataforma’ de divulgação das empresas portuguesas.

Como se pode classificar o relacionamento dos dois países no que se refere a trocas comerciais?
As relações comerciais entre os dois países mantêm-se muito saudáveis, tendo em consideração o período de crise económica e financeira que atravessamos. Portugal é o 11º mercado para as exportações do Reino Unido a nível europeu e o trigésimo em termos mundiais, representando vendas de bens e serviços na ordem de 1.7 mil milhões de libras em 2010.

A crise teve impacto no peso do Reino Unido para as exportações de Portugal?
Mesmo numa situação de crise económica, as exportações do Reino Unido para Portugal aumentaram cerca de 18% e as exportações portuguesas também aumentaram, cerca de 23% no último ano. Estes dados ajudam a consolidar uma percepção que temos de uma forma directa quando contactamos directamente com as empresas e os seus projectos. E este facto foi referido com muito ênfase pela Sua Alteza Real o Príncipe Carlos quando se dirigiu a cerca de 200 empresários durante a sua visita a Portugal, ao afirmar que pôde constatar, durante a sua visita, o grau de inovação e os investimentos que as empresas portuguesas e britânicas, muitas vezes trabalhando em conjunto (como o projecto InnovCity em que estão envolvidas entre outras a EDP e a Logica), têm desenvolvido em ambos os mercados.

Já há sectores que se destacam?
Existe uma forte colaboração entre Portugal e o Reino Unido nas áreas das energias renováveis, tecnologias de Informação e comunicação, transportes, segurança, saúde, entre outros. Consideramos também Portugal como uma excelente plataforma para entrar nos países de expressão de língua portuguesa, como Angola, Brasil entre outros.

E quais as empresas portuguesas que já dão cartas no mercado britânico?
Existem neste momento cerca de 80 investidores portugueses no Reino Unido entre os quais a EDP, a RAR (Vitacress), Grupo Sonae, Logoplaste, grupo BES, grupo Pestana, e muitas outras empresas, com destaque para um número crescente de tecnológicas, saúde e microgeração energética.

Quais as medidas que poderiam ser implementadas para impulsionar o crescimento das empresas portuguesas no Reino Unido?
O Reino Unido é o mercado da Europa mais aberto em termos fiscais e o novo orçamento do país prevê a redução da tributação para as empresas que querem investir no Reino Unido. O departamento ‘UK Trade & Investment’ da embaixada, cá em Portugal, é uma das equipas mais fortes e dinâmicas da rede internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que apoia as empresas que investem no Reino Unido. Com o evento UKTI Business Awards, este ano na IV edição, pretendemos reconhecer e agradecer aos empresários portugueses.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!