Empreendedorismo: Empreendedorismo é chave para triunfar na vida

Maio 2, 2011 by  
Filed under Notícias

O vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, defendeu ontem que o empreendedorismo constitui uma aposta para os jovens poderem ultrapassar as dificuldades.

O governante presidiu à cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, no âmbito do projecto rs4e, promovido pelo CEIM- Centro de Empresas e Inovação da Madeira, dirigido por Patrícia Dantas.

Na cerimónia que decorreu no Fórum de Machico, João Cunha e Silva elogiou o trabalho desenvolvido e a disponibilidade dos jovens em participar neste projecto que já leva seis anos de actividade, envolvendo oito mil alunos de todos os concelhos da Região.

O vice-presidente do Governo Regional realçou que «nesta altura que é de dificuldades para todos, nada como ser empreendedor para tentar triunfar na vida, passar por entre as dificuldades e conseguir ver a luz ao fundo do túnel»
Nesse sentido, acrescentou Cunha e Silva «é preciso ser empreendedor, ter imaginação e criatividade».

Tal como explicou, este projecto (rs4e), está pensado e executado há vários anos. «Nós não pensámos nisto agora, que estamos perante uma situação complicada. Pensámos nisto há alguns anos, tal como estamos a pensar em coisas que são importantes para o futuro, desde os novos paradigmas da energia ao empreendedorismo que é fundamental, quando ainda não se vislumbravam as dificuldades vividas hoje», explicou.

Para Cunha e Silva esta é uma forma de preparar pessoas para serem empreendedoras na sua vida. «Temos de ser empreendedores na nossa vida, independentemente de pertencermos a alguma organização ou a alguma empresa. Isso faz parte de uma perspectiva que tem de ser seguida no futuro por todos», apelou o governante perante uma plateia eminentemente jovem.

Cunha e Silva reconheceu que os tempos vindouros não serão fáceis, mas mostrou-se esperançado que esta geração possa trabalhar para mudar o figurino mais pessimista.

«Hoje, das maiores dificuldades que tenho, é olhar, olhos nos olhos dos meus filhos, e lhes dizer que, apesar da nossa geração ter trabalhado tanto para desenvolver esta Região, eles são capazes de ter que viver um pouco pior do que nós vivemos», lamentou. Mas, ao mesmo tempo, «é preciso trazer junto uma palavra de esperança e de optimismo».

Para o vice-presidente, a disponibilidade dos jovens que integraram o curso de empreendedorismo, que decorreu em Machico, demonstra o interesse que eles têm pelo futuro. «Isto é, serem empreendedores, se calhar trabalhar mais, ter mais imaginação e criatividade, para poderem um dia, dizer aos vossos filhos que conseguiram fazer melhor do que a nossa geração», desafiou.

Na óptica do vice-presidente, o rs4e constitui um projecto exemplar ao nível do País, pelo que deve continuar a merecer a confiança das entidades que ajudam a sua concretização, visto ser «fundamental para tanta gente».

Animado pelos jovens alunos, que ensaiaram uma postura divertida de terminar o curso intensivo, Cunha e Silva terminou a sua intervenção elogiando o facto de uma vez mais, o curso ter decorrido em Machico. Pela simples razão de que «se há cidades empreendedoras, Machico é uma e em tão pouco tempo, com a batuta do presidente da Câmara, a cidade mudou radicalmente, mostrando exactamente o empreendedorismo, imaginação e criatividade».

Fonte: Jornal da Madeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!