Inovação: A inovação é uma arma contra a crise

Maio 2, 2011 by  
Filed under Notícias

“É preciso partir para o mundo à procura de clientes e de investidores”, afirma Daniel Bessa, director-geral da COTEC – Portugal.

Portugal atravessa uma situação difícil, mas as empresas não podem abrandar e devem apostar na inovação e na competitividade, defende Daniel Bessa, director-geral da COTEC Portugal, em declarações à Renascença.

“O ambiente não é o melhor, porque há dificuldades, mas não se pode abrandar, é preciso continuar a trabalhar. Se as condições são mais difíceis, a necessidade é talvez maior do que nunca”, afirma o antigo ministro da Economia.

A COTEC – Portugal e o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), coordenador da Rede Enterprise Europe Network em Portugal, iniciaram hoje, em Lisboa, o ciclo de conferências “Inovação e Competitividade – Gerir com Futuro”.

Este “road-show” passa por dez capitais de distrito e o objectivo, explica Daniel Bessa, é apresentar às empresas os instrumentos que a COTEC disponibiliza para promover a inovação, como a Iniciativa de Desenvolvimento Sustentado de Inovação Empresarial (DSIE), a Rede PME Inovação ou Barómetro de Inovação.

Em matéria de inovação e competitividade, os  empresários portugueses estão colocados a meio da tabela da União Europeia, no grupo dos chamados “inovadores moderados”, ao lado de Espanha, Itália e Grécia.

“Em comparação com os outros países, somos os que temos melhorado mais nos últimos quatro a cinco anos. Este é o lado bom da história. O lado menos simpático é que nós temos tido resultados bastante melhores no que se refere à melhoria das condições e dos recursos que estão a ser empregues em inovação e não temos tido resultados tão bons do ponto de vista económico, dos empregos que criamos, das exportações com tecnologia”, sublinha Daniel Bessa.

Para o director-geral da COTEC, é preciso trabalhar mais para potenciar o esforço comercial das empresas.

“Temos feito esses trabalhos, têm surgido produtos novos, alguns até estão protegidos por patente, trabalho bem feito, penso eu, mas agora é preciso partir para o mundo à procura de clientes e de investidores, e isso é que eu acho que não tem sido tão bem feito e precisamos agora de olhar para isso com mais atenção”, sustenta Daniel Bessa.

Fonte: Rádio Renascença



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!