Marketing: Estudo identifica as 10 cidades mais “tecnológicas”

Maio 15, 2011 by  
Filed under Notícias

Chama-se Networkd Society City Indix e identifica, com base em 26 indicadores, as cidades que melhor se saíram na implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação, procurando contribuir para o debate e desenvolvimento noutras regiões, explicam os responsáveis.

O estudo, levado a cabo pela Ericsson e pela consultora Arthur D. Little, analisou 25 grandes cidades a nível mundial e afirma que aquelas que apresentam um alto nível de maturidade nas TIC estão a lidar melhor com problemas de gestão ambiental, infra-estruturas, segurança, cuidados de saúde ou educação, por exemplo.

Outro dos destaques vai para os benefícios económicos das comunicações móveis. De acordo com a análise, por cada aumento de 10 pontos percentuais na penetração de telefones móveis, há um crescimento de 0,5 por cento na riqueza das cidades (PIB).

A divulgação do índice e suas conclusões passa por “mostrar exemplos de como as TIC podem promover o crescimento das cidades”, escrevem os dinamizadores da iniciativa.

Singapura, Estocolmo (Suécia) e Seul (Coreia do Sul) foram apontadas como as que melhor souberam colocar as novas tecnologias ao serviço do desenvolvimento, cumprindo várias metas em termos sociais, económicos e ambientais, graça ao investimento nas TIC, conclui a análise.

“Singapura , por exemplo, está a liderar a inovação em e-health e é uma pioneira na gestão do congestionamento do tráfego automóvel”, lê-se nas conclusões que acompanham os resultados.

Estocolmo encara as TIC como um factor chave para a colaboração na investigação e transferência de conhecimentos, enquanto Seul está a usar as TIC para levar a cabo iniciativas no campo da tecnologia “verdes”.

Entre as líderes encontram-se ainda capitais europeias como Londres ou Paris, que se classificam acima de gigantes como Nova Iorque, Tóquio ou Pequim, como se pode verificar no gráfico que reproduzimos abaixo.

Fonte: Sapo Tek



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!