Marketing: Portugal perde três lugares no ranking do IMD em 2010

Maio 19, 2011 by  
Filed under Notícias

Portugal perdeu três lugares no ranking mundial de competitividade do IMD este ano, ocupando agora a 40ª posição, num universo de 59 países analisados.

De acordo com a classificação do International Institute for Management Development (IMD) no World Competitiveness Yearbook, no ano passado Portugal ocupava o 37º lugar.

Sobre o desempenho da economia portuguesa, o estudo destaca os seus pontos fortes e fracos. Do lado das fragilidades, o IMD aponta o fluxo de investimento directo, as exportações de bens e a taxa de desemprego, entre outros.

Em termos positivos, o IMD sublinha as receitas de turismo, a inflação e a taxa de emprego, entre outros.

No que respeita a eficiência empresarial (business efficiency), destaca a percentagem de mulheres empregadas, os activos da banca ou a remuneração dos gestores como factores positivos, enquanto as fragilidades assentam no empreendedorismo, a experiência internacional, as PME ou a adaptabilidade das empresas.

Segundo o estudo, a recuperação dos mercados financeiros lançou os EUA de volta para a liderança do ranking, em simultâneo com Hong Kong, à frente de Singapura (que ocupa agora o terceiro lugar, após ter assumido o primeiro lugar em 2010).

Em quarto lugar está a Suécia, seguida da Suíça, Taiwan, Canadá, Qatar, Austrália e Alemanha (10º lugar). Berlim ganhou seis lugares “graças à flutuação das exportações e a um mercado de trabalho mais flexível”, destacou o estudo.

Neste ranking, a China recuou um lugar (para 19º), o Reino Unido subiu dois (20º), a Irlanda caiu três (24º) e a França perdeu cinco posições (29º). A Espanha está em 35º lugar, tendo recuperado uma posição. Por sua vez, a Grécia caiu 10 lugares, estando quase no fim de tabela, ocupando agora a 56ª posição. O último lugar (59º) é atribuído à Venezuela, que na classificação anterior estava em 58ª posição.

O World Competitiveness Yearbook é um relatório que o IMD publica anualmente desde 1989 sobre as 59 economias mundiais mais competitivas do mundo.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!