Marketing: Um quarto dos trabalhadores mantém o mesmo emprego há mais de 20 anos
Maio 27, 2011 by Inovação & Marketing
Filed under Notícias
Quase 1,2 milhões de portugueses não mudam de emprego há mais de duas décadas.
Quase 1,2 milhões de empregados – 24,5% do total – trabalha há 20 ou mais anos na mesma empresa, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao primeiro trimestre. O número parece confirmar a tese que aponta para uma fraca mobilidade no caso de trabalhadores mais velhos, que ingressaram no mercado de trabalho há mais tempo.
No entanto, também importa sublinhar que 33,6% – um grupo ainda mais significativo – conta com menos de quatro anos de casa. E neste conjunto, 21% mantém o mesmo emprego há mais de um ano e menos de quatro. Aqui podem incluir-se casos de contratos a termo que estão hoje limitados, na generalidade, a três anos. O economista João Cerejeira recorda que, numa situação de reestruturação da empresa, “normalmente, os últimos a entrar são os primeiros a sair”. Até porque a indemnização por despedimento é mais baixa nestes casos.
Regras nas indemnizações por despedimento vão mudar
A questão da antiguidade ganha relevância numa altura em que as regras das indemnizações por despedimento estão prestes a ser limitadas ainda que, numa primeira fase, só abranja os novos contratos.
De acordo com o memorando de entendimento assinado entre o Governo e a ‘troika, as novas regras para os futuros trabalhadores devem ser apresentadas no Parlamento no terceiro trimestre de 2011. Em causa está o corte nas compensações – de 30 para 20 dias por cada ano de casa, dez dos quais a pagar pelo fundo empresarial a criar – a criação de um tecto de 12 meses e a eliminação do pagamento mínimo de três meses. Estas linhas, aliás, já estavam previstas num acordo assinado entre Governo, patrões e UGT.
Fonte: Económico
Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!