Inovação: Minority Report de verdade, equipamento tenta prever ações terroristas
Junho 3, 2011 by Inovação & Marketing
Filed under Notícias
Como descrito pelo escritor Philip K. Dick em seu conto de ficção científica Minority Report, transformado em filme por Steven Spielberg, o governo americano quer descobrir os crimes antes deles serem cometidos. A Future Attribute Screening Technology (Fast), programa do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), completou a primeira rodada de testes de um novo equipamento: uma espécie de “detector de terroristas”.
Semelhante a um detector de mentiras, o mecanismo indica variações da frequência cardíaca e a estabilidade emocional de um possível criminoso. Mas, diferentemente do polígrafo, o equipamento possui sensores que não necessitam de contato – o que possibilita, inclusive, monitorar as pessoas que passam pelos corredores dos aeroportos.
O DHS diz que a primeira série da pesquisas foi concluída em março, informou a Nature. Até agora, as análises, feitas sempre em laboratório, tiveram bons resultados. Contudo, mais testes estão em andamento. O local dos experimentos é secreto.
Críticas – O programa, porém, não é unanimidade. Alguns cientistas questionam se realmente existem características únicas para a “malintent” – termo da agência para a intenção de causar dano.
Para Steven Aftergood, analista de pesquisa da Federação de Cientistas Americanos, será produzido um grande número de falsos positivos, acusando pessoas inocentes – o que tornaria o sistema inviável em um aeroporto movimentado.
Fonte: Exame
Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!