Marketing: Mapas do Sapo mostram estatísticas do INE

Junho 6, 2011 by  
Filed under Notícias

Os dados do INE, por serem estatísticas oficias, têm “de manter uma estrutura de informação que nem sempre é simples para o utilizador”, explicou a responsável de comunicação do instituto, Manuela Martins, em conferência de imprensa.

Nos mapas do Sapo, torna-se mais fácil perceber a distribuição geográfica dos muitos indicadores disponíveis – por exemplo, os distritos onde há mais desemprego ou aqueles onde os homens se casam mais cedo. Ao todo, estão disponíveis estatísticas agrupadas em 20 categorias, da administração pública ao turismo (no site do INE, a informação agrupa-se em 25 categorias).

A visualização das estatísticas é feita com manchas de cor, que preenchem as regiões do mapa (distritos ou concelhos, por exemplo), com cada cor a corresponder a um intervalo de valores. Os dados, porém, também podem ser vistos em formato de gráfico ou de tabela e é possível fazer comparações entre dois indicadores.

Os dados são disponibilizados nos mapas no momento em que são colocados no site do INE.

O Sapo (tal como as outras empresas que oferecem mapas online, como o Google) já disponibiliza uma funcionalidade para quem queira desenvolver aplicações com base nestes mapas e incluí-las em sites externos ao portal. A ferramenta de visualização de dados usada para as estatísticas do INE também está disponível nesta funcionalidade, permitindo a qualquer pessoa ou empresa com os conhecimentos técnicos necessários apresentar outros dados estatísticos sobre os mapas do Sapo.

Fonte: Público



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!