Marketing: 10 Conselhos para triunfar numa entrevista

Junho 8, 2011 by  
Filed under Notícias

Silvia Nunes, executive manager da Page Personnel explica-lhe os segredos e os pequenos truques que podem fazer a diferença na hora decisiva da… entrevista.

1.Informe-se – Procure toda a informação que possa sobre a empresa onde vai. Conhece alguém que trabalhe ou já tenha trabalhado nessa empresa? Peça-lhe ajuda!

 

2. Estude o seu CV – Estar preparado para responder a todas as perguntas relacionadas com o próprio CV é muito importante. Leia atentamente a oferta de trabalho e pense de que forma a sua experiência pode ser uma mais valia.

 

3.Prepare o seu “kit de entrevista” – Deverá levar consigo toda a informação que considere relevante. Uma cópia do seu CV, referências, cópia do anúncio e uma lista de perguntas que queira fazer, podem ajudá-lo bastante.

4.Prepara-se para algumas questões – Questões como: Fale-me um pouco de si. Qual a situação mais complicada que teve que enfrentar até hoje e como a resolveu? O que menos gosta no seu trabalho actual? Quais os seus pontos fortes e pontos fracos? Que tipo de decisões mais lhe custa tomar? Qual a sua motivação para novos projectos?

 

5.Utilize bem a linguagem corporal – Cumprimente o entrevistador de pé, com um aperto de mão forte e seguro. Sorria! Sentar-se direito com os pés apoiados no chão é a postura ideal. Fale com confiança e clareza. Mantenha sempre o contacto visual.

 

6.Estrutura da entrevista – Normalmente existe uma conversa introdutória, depois uma pergunta sobre o seu percurso profissional e finalmente a apresentação do projecto em causa. No final, coloque as suas questões.

 

7.Escute – Oiça com bastante atenção e pense nas suas respostas antes de as dar. Dê exemplos positivos da sua experiência. Evite respostas monossilábicas.

 

8.Prepare as suas perguntas – Isto demonstra que pensou sobre o projecto e se informou sobre a empresa. Faça perguntas abertas para receber o máximo de informação possível.

 

9.Mostre entusiasmo – Mesmo que tenha algumas reservas, mostre o seu entusiasmo e esclareça as suas dúvidas.

 

10.Resumo – Pouco após a sua entrevista, tome algumas notas enquanto ainda tem a informação bem presente. Tome nota do que acha que correu menos bem, para que não volte a suceder.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!