Marketing: Google, pesquisa por voz e imagem está mais fácil

Junho 15, 2011 by  
Filed under Notícias

A Google facilitou a pesquisa por voz e imagem. Segundo um post de Amit Singhal no blogue oficial da Google, a empresa está «a implementar a tecnologia de reconhecimento de voz e visão computacional para o desktop».

«Com a pesquisa por voz do Google, um utilizador não precisa de escrever nos pequenos ecrãs. Basta pronunciar a pesquisa que pretende que a resposta surgirá pouco depois. Investimos uma energia tremenda em melhorar a qualidade da nossa tecnologias de reconhecimento de voz – por exemplo, ensinámos ao nosso sistemas de pesquisa por voz em inglês utilizando 230 mil milhões de palavras de pesquisas reais de modo a podermos reconhecer de forma precisa as frases que habitualmente dizem as pessoas. À medida que a qualidade melhorou aumentou também a sua utilização: sozinho, no último ano, o tráfego da pesquisa por voz cresceu 6 vezes», afirma.

A Google acrescentou o reconhecimento de voz na pesquisa no Desktop para os utilizadores do Chrome. «Caso utilize o Chrome, irá começar a ver um ícone com um pequeno microfone na caixa de pesquisa do Google. Ao clicar no microfone poderá pronunciar a sua pesquisa. Tal poderá ser particularmente útil em pesquisas em que seja mais difícil soletrar», explica. A pesquisa por voz no desktop passa a estar, para já, disponível na versão inglesa.

E a empresa deu também um passo em frente na pesquisa por imagens. Desde 2009 que o Google Goggles permite pesquisar através de uma fotografia no telemóvel mas, a partir de hoje, introduz a pesquisa por imagem.

«Ao lado do microfone em images.google.com, irá começar a ver uma pequena câmara para utilizar a nova funcionalidade de pesquisa por imagem. Ao clicar na câmara, você poderá carregar qualquer fotografia ou uma imagem URL da web e pedir ao Google para adivinhar o que é. Teste quando estiver às voltas com fotografias antigas de férias e a tentar identificar paisagens. A pesquisa [mountain path] não irá provavelmente dizer-lhe onde esteve mas a visão computacional poderá ultrapassar este constrangimento. A pesquisa por imagem passa a estar disponível em 40 idiomas», descreve.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!