Marketing: 91% dos jovens portugueses formam opinião de compra na Internet

Junho 20, 2011 by  
Filed under Notícias

Ainda que Portugal seja um dos países da Europa com menor taxa de penetração da Internet (48% contra uma média de 68%), são os consumidores portugueses com menos de 30 anos os que utilizam com maior frequência os sites de comparação de preços, respondendo por uma percentagem de 67% contra a média europeia de 55%. A conclusão é do Observador Cetelem 2011, que realça ainda que a utilização de fóruns, blogues e redes sociais em Portugal é uma das fontes menos influentes no processo de decisão de compra, sendo utilizada por 12,1% dos jovens face a 17,9% na Europa.

O Observador destaca que é o target jovem aquele que vê a internet como meio de acesso a uma informação mais neutra e de automatização da escolha dos produtos antes da aquisição, assumindo-se a web como uma ferramenta com o poder de formar opinião ao longo do processo de compra. De facto, é de apenas 9% a percentagem de jovens no País que não recorre à Web para efectuar pesquisas aquando de uma compra importante. No caso dos indivíduos com mais de 50 anos, é de 14% a percentagem dos que também não têm este hábito.

As análises e previsões do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE. Envolvidos na investigação estiveram 13 países, tendo sido no total inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.

Fonte: Marketeer



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!