Inovação: Japão tem computador mais rápido do mundo

Junho 22, 2011 by  
Filed under Notícias

O “supercomputador” fabricado pela empresa japonesa Fujitsu foi eleito o computador mais rápido do mundo, segundo a classificação TOP500 elaborada por universidades alemãs e norte-americanas.

A lista dos computadores mais rápidos do mundo, elaborada duas vezes por ano, elegeu o computador japonês baptizado como “K”, que ainda está em desenvolvimento, como o computador mais rápido.

O “supercomputador” da Fujitsu, criado em colaboração com o instituto japonês de investigação Riken, é capaz de efectuar 8.160 biliões de operações por segundo, mais do triplo que o computador chinês “Tianche-1ª”, considerado o mais rápido na classificação anterior.

O projecto “K” conta com um investimento próximo dos 112 mil milhões de ienes (979 milhões de euros) e em princípio será destinado ao cálculo de previsões das alterações climáticas, de acordo com a agência Kyodo citada pelo “Cinco Dias”.

Ryiji Noyori, prémio Nobel da Química 2011 e Presidente do instituto Riken, assegurou que é nas áreas da ciência e da tecnologia que o Japão pode “mostrar a sua força”.

O resultado desta edição do TOP500 coloca o Japão pela primeira vez nos últimos sete anos ao nível mais alto. O Japão e os Estados Unidos dominam, historicamente, esta classificação, porém nas últimas edições observou-se uma maior concorrência da parte da China e da Índia.

Fonte: Jornal de Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!