Marketing: Fãs das redes sociais ainda têm «comportamentos de risco»

Junho 29, 2011 by  
Filed under Notícias

Embora os cibernautas relevem «preocupações com a segurança e privacidade nas redes sociais», na verdade «ignoram as medidas necessárias para se protegerem», concluiu um estudo da ESET, empresa de protecção proactiva contra malware.

 

Algumas das conclusões apontam que embora 69% dos utilizadores e possuidores de contas em redes sociais «assumam preocupações com a segurança on-line», um terço «nunca alterou» as suas palavras-passe (passwords) e 15% não a alteram «há mais de um ano».

Um em cada dez utilizadores de redes sociais já reportou que um desconhecido assumiu o controlo da sua conta e usou-a para espalhar ligações maliciosas e comentários, situação «particularmente alarmante», segundo a ESET, se considerarmos que o acesso não autorizado «pode ameaçar toda a segurança on-line do utilizador, bem como dos seus contactos».

Paralelamente, 67% dos utilizadores de redes sociais estão «preocupados» com as questões de segurança, mas 55% actualizam as suas definições de privacidade «apenas de seis em seis meses».

Por exemplo, a rede social Facebook torna extremamente difícil para os utilizadores saberem quando necessitam de actualizar as suas definições de segurança, porque «normalmente não são lançados alertas para a introdução de novas alterações que afectam a privacidade dos utilizadores».

Perante estes dados, a empresa criou um guia prático em três pontos onde ajuda a reforçar a privacidade e segurança online:

1. Seja inteligente com as palavras-passe

Muitos utilizadores questionam-se acerca do intervalo de tempo ideal para alterarem as suas palavras-passe. Esta não é uma questão simples de responder uma vez que depende de diversos factores.
Utiliza a mesma palavra-passe em todas as redes sociais em que se encontra? Se responder ‘Sim’ a esta questão deveria alterar a sua palavra-passe de 5 em 5 minutos. Importa salientar que quando utiliza a mesma palavra-passe em todas as redes sociais está a correr um grande risco, dado que basta acederem a uma só conta para passarem a controlar toda a sua actividade on-line.
A sua password é uma palavra comum ou uma sequência de números semelhante a 12345? Neste caso então deveria mudar a sua password de 10 em 10 minutos. Daqui se conclui que dado que nenhum utilizador irá estar a alterar a sua palavra-passe a cada 5 ou 10 minutos, o segredo passa por escolher uma boa combinação entre letras (letra grande e pequena) e números. Se o fizer apenas será conveniente alterar a sua palavra-passe entre 3 a 6 meses.

2. Saiba quais as suas opções no que concerne à privacidade e verifique com frequência as opções disponíveis.

Se por vezes as alterações ao Facebook são relatadas na imprensa, noutros casos são disponibilizadas aos utilizadores sem aviso prévio. Por esse motivo deverá verificar todas as semanas as definições de privacidade disponíveis no facebook. Se não o fizer, pode correr o risco de estar a partilhar informações pessoais com todo o Facebook sem o seu consentimento.

3. Saiba quem são os seus amigos virtuais

Deverá certificar-se que sempre que recebe um pedido de amizade e o aceita, conhece de facto a pessoa que o adicionou. Existem cibercriminosos que estudam o comportamento dos utilizadores nas redes sociais, para os mais diversos efeitos, por isso tenha muito cuidado.

No estudo foram inquiridos 2027 adultos americanos com mais de 18 anos, entre 31 de Maio e 2 de Junho.

Fonte: Diário Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!