Marketing: Restaurantes e hotéis em Portugal são 19% mais baratos que a média da UE

Julho 5, 2011 by  
Filed under Notícias

Os restaurantes e hotéis do País assumem preços 19% inferiores à média da União Europeia, e respondem pelos preços mais baixos dos 15 membros mais antigos. Os dados foram avançados pelo Eurostat, que informa ainda que, em relação a Espanha, os preços de venda portugueses são inferiores em 14%.

O posicionamento competitivo da oferta turística nacional é suportado, em exclusivo, pelas empresas de hotelaria e restauração, que contribuem ao nível das exportações com mais de 8 mil milhões de euros para a balança comercial.

Desde a entrada em vigor do euro, em 2002, os preços de venda sofreram um aumento acumulado de 6,5%, em contrapartida à inflação, de 26,7%, e ao aumento médio da massa salarial, de 24,8%.

Por oposição ao IVA de 13%, em Portugal, o IVA em Espanha é, neste momento, de 8% e de 5,5% em França. Já a Irlanda está a reduzir a taxa do seu IVA na Restauração de 13,5 para 9%.

A inflação actual de cerca de 4%, a par dos aumentos dos preços dos produtos alimentares e da quebra média do consumo (que na restauração, por exemplo, ronda os 30% no período homólogo deste ano), levam ao encerramento diário de dezenas de estabelecimentos. De facto, foram cerca de 4 mil em 2010 (segundo dados do INE) os que não suportaram a pressão dos custos operacionais, face à quebra de receitas.

Segundo a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) os seus associados estão no limiar da sua capacidade de endividamento, estando em risco cerca de 80 mil micro, pequenos e médios estabelecimentos, com mais de 350 mil postos de trabalho. Nesse sentido, a AHRESP está a iniciar a operação do Gabinete de Crise, no âmbito do seu Balcão Único Empresarial (BUE). A estratégia tem em vista o reforço da sustentabilidade e do desenvolvimento, cooperando na análise, diagnóstico, financiamento e gestão das empresas suas associadas.

Fonte: Marketeer



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!