Marketing: Universidade Católica alerta para os perigos do endividamento dos clubes portugueses

Julho 8, 2011 by  
Filed under Notícias

O endividamento dos clubes é um dos perigos apontados por um estudo encomendado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) à Universidade Católica, apresentado hoje pelo organismo no Porto.

O estudo da Universidade Católica diz que a indústria do futebol profissional em Portugal “tem conhecido assinalável sucesso em termos desportivos a nível nacional e, sobretudo, internacional”, mas apresenta algumas fragilidades do ponto de vista financeiro, porque assenta num modelo de negócio com “forte recurso ao endividamento”.

“Com as restrições no acesso ao mercado de capitais, essencialmente ao crédito bancário, que se adivinham, a indústria terá de reinventar as suas fontes de financiamento, sob pena de comprometer os ganhos que foram alcançados até ao momento”, refere o estudo.

Segundo a Universidade Católica, o volume de negócios da Liga principal “está estabilizado acima dos 300 milhões de euros e representa 0,2% do PIB”.

Para este estudo, a Liga portuguesa “revela grande capacidade de colocar jogadores no estrangeiro e há que capitalizar este trunfo”.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!