Inovação: UE encaminha 7 mil milhões de euros para I&D

Julho 25, 2011 by  
Filed under Notícias

A Comissão Europeia vai canalizar quase 7 mil milhões de euros para apoiar projectos de investigação em diversas áreas críticas para o emprego e o desenvolvimento económico da região, anunciou hoje a comissária Máire Geoghegan-Quinn.

O pacote de financiamento, integrado no 7º Programa-quadro e previsto para o próximo ano, é o maior de sempre e visa apoiar projectos em áreas como a energia, segurança alimentar, alterações climáticas ou envelhecimento da população.

A generalidade dos convites à apresentação de propostas abre amanhã, dia 20 de Julho. Mais de 16 mil organismos de investigação, universidades e indústria serão os beneficiários de financiamento nas diversas iniciativas propostas, de acordo com número da CE.

É expectativa da Comissão Europeia que a breve prazo os projectos que resultarão do programa de apoio à I&D para 2012 assegurem 174 mil postos de trabalho, um número que aumentará para 450 mil em 15 anos. O impacto no crescimento do PIB europeu será de 80 mil milhões de euros, estima-se.

Na atribuição dos apoios a conceder no âmbito do novo pacote, as PMEs são alvos preferenciais, com um máximo de mil milhões de euros de dotação, frisa a CE.

De sublinhar ainda que para projectos na área das TIC está reservado um financiamento de 1.300 milhões de euros. Uma fatia importante deste valor será dirigida a acções destinadas a enfrentar o desafio do envelhecimento da população.

Serão igualmente privilegiados projectos que contribuam para “progressos fundamentais a nível das infra-estruturas de rede e de serviço, dos nano/microssistemas, da fotónica e da robótica, dos conteúdos digitais e das tecnologias da linguagem”. O uso das TIC na saúde e na eficiência energética também será apoiado.

“O ponto central dos convites à apresentação de propostas é a integração da investigação na inovação para enfrentar desafios de ordem social e gerar emprego e crescimento sustentáveis”, explica a Comissão Europeia numa nota de imprensa.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!