Inovação: O poder criativo de uma multidão

Julho 26, 2011 by  
Filed under Notícias

Ideias de todo o mundo juntam-se em ‘crowdsourcing’. O resultado é inovação rápida e barata.

E se um mundo inteiro se juntasse para produzir ideias, criar conteúdos e encontrar soluções para uma pequena empresa no interior de Portugal. Sim, é possível. Chama-se ‘crowdsourcing’ e Portugal é dos poucos países onde esta prática ainda não se tornou moda.

Numa altura em que a Optimus acaba de lançar a Eureka, a sua própria plataforma de ‘crowdsourcing’, as empresas nacionais parecem demonstrar ainda alguma resistência a esta ferramenta de inovação. Miguel Velhinho, presidente do Projecto Manhattan e um dos responsáveis pela plataforma portuguesa de ‘crowdsourcing’ Idea Hunting, diz que em Portugal a adesão das marcas tem sido “tímida”, enquanto em países como o Brasil ou os Estados Unidos este é um fenómeno em explosão.

O projecto da operadora de telecomunicações da Sonaecom surge depois de marcas como a Starbucks, a Fiat e a Lego terem apostado neste tipo de plataforma. Hugo Figueiredo, director de marketing da Optimus, lembra o exemplo do Fiat Mio, cujo protótipo do modelo da marca italiana foi desenhado, em parceria com os seguidores. “Foi um dos casos que nos impressionou”, reconhece.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!