Inovação: Whirlpool tenta inventar a cozinha do futuro

Julho 29, 2011 by  
Filed under Notícias

Inspirada na ideia de design universal, a Whirlpool (dona das marcas Brastemp e Consul) criou um conceito de cozinha do futuro. A missão foi criar novos móveis e eletrodomésticos que permitissem que qualquer pessoa, com ou sem limitações motoras, conseguisse usar tudo facilmente, sem ocupar muito espaço.

O projeto chamado Liberty traz geladeira com porta transparente, que pode ser aberta por meio da pressão do toque, prateleiras giratórias e com iluminação interna acionada por meio de movimento de mãos. Todas as gavetas, armários e a máquina lava-louças têm abertura por meio do toque.

A bancada tem um sistema elevatório eletrônico para regular a altura, há um espelho sobre o fogão, para que cadeirantes vejam o interior das panelas com mais facilidade, o cooktop tem acessórios de fixação de panelas e ainda pode ter conexão com iPad e iPhone para controlar mecanismos de temperatura e velocidade do forno.

“Algumas dessas tecnologias já existem em outros produtos, mas outras são convergências que a gente fez. Você apertar uma gaveta e ela abrir já existe, mas há outras coisas que, mesmo possíveis, exigiriam mais estudo”, diz Mario Fioretti, gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America.

Um exemplo de tecnologia que ainda precisa ser desenvolvida é a lavadora de roupas que possui pinos laterais por onde a água usada na pia passa, depois de ser filtrada, para ser reaproveitada na primeira lavagem da roupa.

Junto a toda essa tecnologia, Fioretti faz questão de chamar a atenção para a importância do design, que deve ser, ao mesmo tempo, agradável e útil. “O bom design tem que ser o veículo para boas soluções. Fazer botões grandes para controle dos eletrodomésticos não é apenas pela beleza, mas pela acessibilidade. As coisas não são excludentes”, afirma.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!