Marketing: Apple ultrapassa Exxon e vira a maior empresa do mundo

Agosto 11, 2011 by  
Filed under Notícias

Um dia depois de ocupar por instantes a posição de empresa mais valiosa do mundo, a gigante tecnológica Apple conseguiu solidificar a posição nesta quarta-feira (10).

A companhia de Steve Jobs encerrou o pregão listada como a empresa de maior valor de mercado na bolsa de valores NASDAQ, superando a multinacional petrolífera Exxon Mobil pela primeira vez em seus 35 anos de história.

A marca foi atingida ainda que as ações da Apple tenham fechado em queda de 2,7%, gerando um total de valor de mercado de US$ 339,4 bilhões. A Exxon Mobil, antiga líder, caiu ainda mais: 4,42%, para um total de US$ 332,4 bilhões.

A crescente valorização na bolsa da Apple permitiu que, em maio de 2010, a empresa superasse em valor de mercado sua concorrente Microsoft.

Há apenas dois anos e meio, a Apple nem sequer estava entre as 50 maiores empresas do mundo por valor de mercado, uma lista antes liderada pela Exxon Mobil e que também inclui a brasileira Petrobras.

Criada em 1976, a Apple vem ampliando seu valor de mercado graças ao sucesso dos seus gadgets de tecnologia avançada e design inovador, como o iPod, iPad e iPhone. As ações da empresa registram valorização de 13,24% neste ano, 39,55% nos últimos 12 meses e 434% nos últimos cinco anos.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!