Inovação: Oito empresas portuguesas entre as 1.000 maiores da Europa em I&D

Agosto 12, 2011 by  
Filed under Notícias

PT, Bial, CGD, EDP, Crédito Agrícola Financial, Novabase, Martifer e Brisa são as oito empresas portuguesas que constam do ranking europeu dos maiores investidores em Investigação e Desenvolvimento.

A lista de empresas portuguesas é liderada pela PT que ocupa a 89ª posição da geral e que em 2009, ano a que se refere a análise, gastou 213 milhões de euros em I&D. A farmacêutica Bial surge a seguir, classificando-se na 257ª posição, graças aos 59,7 milhões de euros investidos.

O pódio das empresas portugueses fica completo com a Caixa Geral de Depósitos, que gastou 58 milhões de euros ao longo de 2009, o que lhe valeu a o 262ª lugar no ranking da UE.

A EDP, com um investimento de 37 milhões de euros, arrecada a 377ª posição da geral, enquanto o Crédito Agrícola Financial, que gastou 11,4 milhões, ocupa o 658º lugar.

A lista das oito empresas portuguesas que constam do ranking europeu dos maiores investidores em Investigação e Desenvolvimento fecha com a Novabase (9,1 milhões de euros), a Martifer (8,1 milhões de euros) e a Brisa (seis milhões de euros), respectivamente nos lugares número 734, 770 e 872 da “geral”.

Por sua vez, Volkswagen, Nokia e Sanofi-Aventis são, por esta ordem, os maiores investidores em Investigação e Desenvolvimento na União Europeia .

Face aos dados apurados, a Comissão refere em comunicado que as empresas inquiridas preveem um aumento anual de cinco por cento do seu investimento em I&D para 2011/2013, mais do que o dobro previsto nas expectativas do ano passado.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!