Inovação: Quando a ciência ajuda na arte e na investigação têxtil

Outubro 16, 2011 by  
Filed under Notícias

A produção de tecidos exclusivos para confeccionar peças de roupa e de decoração é o factor distintivo da marca TM Collection.

A ciência ensinou Teresa Martins a perceber melhor a relação do homem com a natureza, mas foi sobretudo no mundo criativo que encontrou o seu sucesso. Bióloga e professora universitária naquela área, a proprietária da TM Collection não hesitou quando em determinado momento da sua vida teve de escolher entre a biologia e a produção de vestuário.

“Sempre gostei de áreas criativas, como complemento ao mundo académico. E houve um momento na minha vida em que tive de optar entre a ciência, neste caso a biologia, e uma carreira mais artística”, explicou a responsável, contando que a TM Collection não surgiu logo nesse momento: “Antes, ainda cheguei a trabalhar na Vista Alegre e criei a marca Coisas da Terra, com uma outra pessoa.”

Sem grandes planos, a então pequena empresa surgiu em 2004 e soube crescer e fidelizar o nicho para que trabalha. Hoje já é conhecida em Portugal e no estrangeiro e conseguiu inclusivamente financiamento do programa QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) para investir na presença em feiras e na promoção da marca.

E ainda que a TM Collection seja uma empresa 100% nacional, a verdade é que foi uma viagem à Índia que esteve na base da sua criação – algo que se nota se olharmos para o design das peças. Na altura, Teresa Martins visitou uma fábrica daquele país asiático, entrando em contacto com uma nova forma de pensar e de fabricar vestuário. “Lá é tudo diferente, porque eles criam os tecidos com que vão costurar”, sublinhou.

Sempre muito atenta às diferenças culturais, no regresso a Portugal, Teresa Martins trouxe várias matérias-primas que lhe serviram de base a algumas produções. E foi assim que diz ter aprendido uma outra ciência: a investigação têxtil, ou seja, a criação de tecidos.

Dedicada a tempo inteiro a esta arte, Teresa não perde uma oportunidade para ser objectiva e utilizar o que aprendeu no mundo académico. “Sempre achei a complexidade do ser humano algo muito bem feito. Só queria que a minha empresa funcionasse tão bem como, por exemplo, a estrutura de uma célula”, riu-se, advertindo que apesar de parecerem áreas opostas, a verdade é que as ciências a ajudaram neste caminho.

Já com cerca de uma centena de clientes fiéis à marca, a TM Collection é sinónimo de peças esteticamente apelativas e quase exclusivas. Quanto aos preços, variam entre os 10 e os 800 euros, valores que se explicam pela utilização de tecidos de alta qualidade nas confecções.

Mas mesmo quem não se identifica com o tipo de peças produzidas pela TM Collection “gosta de entrar na loja” de Alvide, junto às padarias da Panissol, perto de Cascais. Segundo Teresa Martins, a explicação é simples: “Nós tentamos fazer tudo com muito carinho e isso é visível. Aqui todos falamos a mesma língua criativa e o nosso objectivo não é ganhar dinheiro de forma rápida, mas sim uma evolução consistente que se concretize economicamente.”

Sobre os gostos dos portugueses, a responsável diz só ter duas palavras: “Pouco charme.” E criticou também o facto de Portugal não saber dar uma evolução “com nível” às suas tradições. “Eu adoro as tradições, a história e as origens do meu País, porque adoro ser portuguesa, mas sinto que nos falta dar nível àquilo que nos representa. Não vale a pena continuar a produzir galos de Barcelos às três pancadas, há que saber estudar essa tradição e criar uma imagem dela que seja apelativa”, explicou. “Só a cortiça parece estar já a elevar os padrões, mas não podemos cair no erro de pôr esses novos objectos, com nível, à venda nas bombas de gasolina, por exemplo, porque isso vai banalizá-los”, concluiu.

Fonte: Diário de Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!