Empreendedorismo: O valor de um profissional empreendedor

Outubro 18, 2011 by  
Filed under Notícias

Você, reconhece em si mesmo características empreendedoras? Essas competências já são muito valorizadas pelas melhores empresas do mercado de trabalho. Além disso, o profissional empreendedor é percebido como um verdadeiro talento nos ambientes organizacionais.

Outro dia, pela manhã, saí para uma reflexão pessoal. Enquanto apreciava a paisagem do Rio São Francisco, no Cais de Januária-MG (não é merchandising, mas é um belo lugar), encontrei um amigo e tivemos um “papo de carreira” interessante, exatamente sobre o tema que apresentei em Outubro na UNIMONTES.

Ele começou dizendo ter visto a divulgação da palestra “Eu, Minha Carreira e o Empreendedorismo“, e que gostaria muito de participar. Falei um pouco sobre a proposta do evento, e ele imediatamente afirmou: “Eu preciso assistir essa palestra”.

E me confessou a situação atual de sua carreira: trabalha em uma empresa da cidade, e recentemente começou a fazer um curso superior, fato que desagradou o proprietário da empresa.

Segundo ele, o empresário apesar de ser uma pessoa com um bom nível de instrução, demonstra claramente não admitir a ocupação do tempo disponível de seus funcionários com os estudos. Acredito que o empresário pensa estar remunerando seus colaboradores também pela disponibilidade integral.

Meu amigo continuou: disse ter feito várias propostas de melhoria na empresa, que demonstra grande potencial de crescimento. Mas o empresário diz que investir em informatização e novas tecnologias são gastos, e não investimentos.

Resumindo: ele está insatisfeito e se diz sem clima para o relacionamento com a empresa depois da postura negativa do empresário em apoiá-lo na sua busca por melhor qualificação profissional.

Aí pensei comigo: Puxa! Esse empresário vai perder um profissional empreendedor que poderia oferecer um conjunto de competências diferenciadas para a empresa e contribuir para o seu crescimento.

Muitos empresários não investem na formação empreendedora de seus colaboradores, por medo de que eles se tornem concorrentes ou mesmo que deixem suas empresas. Não conseguem reconhecer que pessoas deixaram de ser meros recursos para serem parceiras das organizações.

Acorda para as oportunidades empresário! Quem veste a camisa da empresa, é o colaborador que se sente valorizado e percebido como parceiro, como dono de parte do negócio.

Imagine os resultados de uma empresa, com uma equipe de profissionais dotados de competências empreendedoras! Pessoas criativas, persistentes, ousadas, dinâmicas, informadas, proativas, bem relacionadas, comprometidas, que sabem planejar e alcançar metas. E pense em profissionais de todas as áreas. Desde o auxiliar de limpeza, passando pelos vendedores, indo até a alta gerência e a presidência de qualquer organização. Fantástico, certo?

Enquanto meu amigo conversa, fiquei pensando sobre o valor que um profissional empreendedor pode agregar aos negócios de uma organização. E como esses profissionais podem dinamizar suas próprias carreiras.

No final de nossa conversa, enquanto o aluno da autoescola fazia a última volta nos obstáculos, o celular do meu amigo toca. Era a empresa concorrente convidando ele para se integrar a uma nova equipe.

Depois disso ele se despediu: “Está vendo? Tenho mesmo que ir ouvir sua palestra”.

E você, reconhece em si mesmo características de um profissional empreendedor? Essas competências já são muito valorizadas pelas melhores organizações do mercado de trabalho.

Agora se você é empresário, pare com o medo de investir na formação de sua equipe! Seus colaboradores querem se tornar parceiros do seu negócio.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!