Inovação: China desenvolve supercomputador com tecnologia nacional

Novembro 7, 2011 by  
Filed under Notícias

A China desenvolveu o seu primeiro semicondutor baseado em chips de microprocessadores produzidos no próprio país. Esse avanço chegou a surpreender os especialistas de computação de alta performance nos Estados Unidos.

O anúncio foi feito em uma reunião técnica realizada na semana passada, organizada por representantes da indústria local e organizações governamentais. A nova máquina se chama Sunway BlueLight MPP e foi instalada em setembro na National Supercomputer Center, no leste da China.

O Sunway é capaz de realizar mil trilhões de cálculos por segundo, ou um petaflop. Com isso, ele entra na lista dos 20 computadores mais rápidos do mundo. Porém, o mais importante é que o Sunway é composto por 8.700 microprocessadores ShenWei SW1600, que foram projetados em um instituto de computador chinês e fabricados em Xangai.

Hoje, os chineses estão pelo menos três gerações atrás em termos de desenvolvimento de arquitetura de chips, se forem comparados, é claro, aos líderes mundiais do setor: Estados Unidos, Coreia do Sul e Taiwan. “Essa informação gera um pouco de surpresa”, diz Jack Dongarra, cientista de computação da Universidade de Tennessee e líder do projeto Top500, que faz a listagem dos computadores mais rápidos do mundo.

No terceiro trimestre de 2010, outro supercomputador chinês, o Tianhe-1A, também recebeu destaque internacional quando foi brevemente classificado como o computador mais rápido do mundo. Já no quarto trimestre do mesmo ano, o supercomputador chinês foi superado pelo Computer K, que foi produzido pela Fujistu, no Japão.

O Tianhe foi construído a partir de chips de processadores de empresas americanas como a Intel e a Nvidia, apesar do seu sistema de computação interna ser um projeto de engenheiros chineses. Da mesma forma, o Computer K conta com chips Sparc, produzidos originalmente pela Sun Microsystems, em Silicon Valley.

O Dr. Dongarra disse que o desempenho do Sunway é 74% mais rápido que o computador mais veloz dos Estados Unidos, o Jaguar, que foi produzido pelo Departamento de Energia da Oak Ridge National Laboratory. Hoje, o Jaguar é considerado a lista do Top500 como o terceiro computador mais rápido do mundo.

Os estadunidenses planejam ainda desenvolver pelo menos três supercomputadores, que funcionariam com velocidade entre 10 e 20 petaflops. E no processo de pesquisa, os Estados Unidos buscam atingir a marca de um exaflop, ou seja, um milhão de trilhões de operações matemáticas por segundo. Eles pretendem concluir o projeto em algum momento antes do final dessa década, embora alguns cientistas afirmem que não temos tecnologias disponíveis no momento para a produção desse computador.

Fonte: Techtudo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!