Marketing: Angola é “um destino incontornável” para as empresas portuguesas

Novembro 18, 2011 by  
Filed under Notícias

As oportunidades no mercado angolano superam os riscos para quem procura crescer fora de Portugal. E, com a crise, o interesse neste destino aumentou.

Um empresário quer internacionalizar o seu negócio, instalar-se noutros mercados ou simplesmente encontrar novos destinos para exportar. Feita a pergunta – para onde ir? -, há uma resposta quase imediata: Angola. Mas, se este país africano de expressão portuguesa é quase sempre um destino a ponderar num processo de expansão, a actual conjuntura nacional torna ainda mais necessário ter mercados como Angola na equação de uma empresa.

As perspectivas de crescimento hoje ausentes em Portugal ou noutros mercados considerados naturais para os investidores portugueses, como Espanha, são uma realidade no mercado angolano. Por outro lado, existem as conhecidas ligações entre os dois países, por força da colonização de Angola. “É quase um destino incontornável para os portugueses”, defende Carlos Amaral.

O administrador do Caixa Geral Totta de Angola falou à margem do ‘Santander International Meeting’, encontro com empresários realizado na semana passado pelo Totta em Lisboa e no Porto. “Neste momento, o mercado ibérico não tem muitas perspectivas de crescimento, por isso, uma empresa que pretende continuar a crescer tem de olhar para outros mercados”, comentou um empresário presente no evento.

Mas nem tudo são facilidades. Apesar da língua, cultura e laços afectivos que ainda unem angolanos e portugueses, a realidade é distinta quando se fala do funcionamento do mercado. Basta lembrar, por exemplo, que não há muito tempo os bancos privados portugueses presentes em Angola foram forçados por Luanda a deixar entrar investidores locais no seu capital. Por outro lado, como assume Carlos Amaral, a informalidade do mercado angolano é ainda um obstáculo. O gestor não tem mesmo dúvidas em eleger a informalidade do mercado angolano como “o maior problema” para o investidor que parta para aquele destino.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!