Inovação: Nove coisas para motivar os funcionários (mais do que dinheiro)

Dezembro 19, 2011 by  
Filed under Notícias

A capacidade de motivar os funcionários é uma das grandes habilidades que um líder deve possuir. Para o empreendedor ou presidente de uma empresa que não aprendeu ainda como fazer isso, eis 9 dicas motivacionais da revista americana “Inc”.

1. Seja generoso com elogios
Todo mundo gosta de receber elogio e é uma das coisas mais fáceis de dar ao funcionário que realizou um bom trabalho. O elogio vindo diretamente do presidente da empresa “dura” muito mais do que se imagina. Então, elogie cada melhora feita por alguém de sua equipe. Tão logo você se sinta à vontade de elogiar alguém individualmente, experimente fazer isso na frente dos outros.

2. Livre-se de gerentes
Projetos sem gerentes? Não, deve estar errado. Mas tente. Ao remover o personagem de líder ou supervisor de projeto, você dá mais força ao grupo para que trabalhe como uma equipe coesa – em vez de reforçar a estratégia de que todos se reportam a uma pessoa. Se ainda assim estiver na dúvida, pense: o que pode ser pior do que desapontar um supervisor? Desapontar uma equipe inteira! Ao dar o mesmo papel a todos os integrantes do projeto, eles vão se sentir no mesmo nível e devem produzir resultados mais rapidamente. Você vai notar que as pessoas vão chegar mais cedo, ficar até mais tarde e se dedicar a solucionar os problemas juntas.

3. Faça com que suas ideias sejam assimiladas por sua equipe
As pessoas detestam que alguém diga a elas o que fazer. Em vez disso, diga apenas o que você quer que seja feito de maneira que elas venham com sugestões para chegar ao resultado final. Isso dará a cada indivíduo a sensação de ter contribuído com a ideia. “Eu quero que seja feito assim” transforma-se em “Você acha que é uma boa ideia se fizermos deste jeito?”

4. Nunca critique duramente seus funcionários
Ninguém, mas ninguém mesmo quer ouvir dos outros que fez algo errado. Se você está procurando um desmotivador, encontrou. Tente uma abordagem indireta para que os funcionários melhorem e aprendam com seus erros, consertando o que não está certo. Pergunte “Qual foi a melhor forma que você encontrou para enfrentar esse problema? Por que não? O que poderia ter sido feito de diferente?” É conversar, sugerir e buscar soluções, sem apontar o dedo para os outros.

5. Dê a chance a todos de serem líderes
Chame atenção para os pontos fortes de cada integrante de sua equipe e deixe claro que é por causa dessas características que você quer que eles sirvam de exemplo para os outros. Lembre-se apenas que você também tem que dar exemplo para motivar sua turma.

6. Convide um funcionário para almoçar uma vez por semana
Não faça um anúncio nem diga que isso é parte do perfil da companhia. Simplesmente escolha alguém e convide para o almoço. É uma maneira simples de lembrar a todos que você percebe e gosta do seu trabalho.

7. Reconheça o trabalho bem feito e ofereça pequenas recompensas
As duas coisas podem ser feitas de várias formas. Diga em voz alta ao funcionário durante uma reunião o que fez de bom pela empresa. Crie competições internas e acompanhe os resultados em um quadro para que todos vejam. Prêmios e recompensas não precisam ser necessariamente caros. Um jantar, troféu, um tratamento de spa e até placas podem funcionar muito bem.

8. Faça “festas da firma”
Fazer as coisas em grupo é uma forma de incentivo e de criar laços entre os funcionários. Pode ser um piquenique, uma festa de aniversário, happy hour. Não espere uma ocasião muito especial ou formal. Organize eventos durante todo o ano para lembrar a sua equipe que eles são parte de algo maior e estão juntos.

9. Reparta as alegrias – e as tristezas
Quando a empresa vai bem, aproveite para comemorar. Esta é a melhor maneira de mostrar a todos o quanto você é grato e aprecia o trabalho deles. Se a situação não estiver tão boa, não tenha dúvidas e divida as tristezas também. Se você espera que seus funcionários tenham um ótimo desempenho, faça com que eles saibam em que situação está a companhia. Seja honesto e transparente, você não tem nada a perder.

10. E se a empresa for muito, muito bem…
Sim, ofereça um prêmio em dinheiro.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!