Inovação: IBM prevê as inovações tecnológicas dos próximos cinco anos

Janeiro 6, 2012 by  
Filed under Notícias

A IBM divulgou sua sexta previsão anual para as cinco inovações tecnológicas que terão grande impacto na sociedade nos próximos cinco anos. Inclusas na lista estão a tecnologia para ler a mente que parece mais com ficção científica e a biometria que promete eliminar a necessidade de uma senha.

Na frente de telepatia, os pesquisadores da IBM estão trabalhando em um link do cérebro com o computador ou smartphone. Quanto a esse último, bataria apenas pensar em fazer uma ligação e ela aconteceria. Quanto ao computador, as pessoas moveriam o cursor apenas pensando para onde ele deveria ir. Além de eletrônicos, a IBM afirma que a tecnologia contaria com aplicativos para a reabilitação e compreensão de distúrbios mentais, como o autimos.

Qualquer pessoa que usa a internet está apto a enfrentar o problema de esquecer a sua senha para acessar algum site. A IBM está em busca de resolver isso com uma ferramenta de biometria multifatorial, da qual a combinação do escaneamento da retina da pessoa, com a voz ou alguma característica pessoal seria o suficiente para fazer a verificação.

Outra inovação emergente inclui uma tecnologia para aproveitar o movimento diário para produzir energia para ajudar a alimentar uma casa ou recarregar um smartphone. Esse último poderia ser disponibilizado durante uma volta com a bicicleta, enquanto grandes fontes de energia poderiam ser extraídas das ondas do oceano. A IBM está testando tecnologias para viabilizar esta última hipótese na Irlanda.

A IBM prevê que o fosso digital existente entre os ricos e pobres desaparecerá em cinco anos com a criação de dispositivos móveis que tenham a mesma performance e funções que um computador de hoje, assim como compras e atendimento móvel à saúde. A IBM espera que seja criado um reconhecimento de voz para que as execuções de tarefas sejam realizadas via smartphones e tablets.

E, por último, a IBM imagina que as ferramentas analíticas estarão muito mais envolvidas com a vida das pessoas. Por exemplo, com a combinação das preferências e calendário, um software seria capaz de perguntar se a pessoa gostaria de comprar uma entrada para um show, tendo em vista que a sexta feira está livre. As ferramentas analíticas também poderiam ser usadas para sugerir planos alternativos de viagem quando for detectado mau tempo ao longo do percurso.

As previsões da IBM nem sempre são certeiras. Em 2006, a companhia afirmou que os smartphones seriam capazes de ler nossas mentes. Hoje, nós temos que nos sentir satisfeitos com as ferramentas de reconhecimento de voz, que começam a se tornar úteis. A IBM também previu, há cinco anos, a internet 3D, tradução simultânea em diversos equipamentos, tecnologia para medir o tamanho dos átomos para endereçar onde estariam reservas ambientais e controle da saúde de forma remota, de qualquer lugar do mundo.

Fonte: CRN



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!