Marketing: Usuários andam mais com smartphones do que com dinheiro

Janeiro 15, 2012 by  
Filed under Notícias

Ericsson divulgou um levantamento com cerca de 100 mil entrevistas sobre as tendências de consumo de tecnologia para 2012.

A Ericsson divulgou nesta quinta-feira, 5, um estudo sobre as tendências de consumo de tecnologia para 2012. O levantamento ouviu cerca de 100 mil pessoas em mais de 40 países e dez capitais mundiais e chegou à dez principais tendências. A primeira tendência é a predominância da conectividade, que vem se tornando cada vez mais fundamental. Segundo o estudo, a Internet é uma das últimas coisas que os consumidores estariam dispostos a cortar se tivessem de reduzir gastos.

O segundo ponto é a possibilidade dos internautas de desenvolverem e oferecerem novas soluções, como aplicativos. As mídias sociais são destacadas como outro fato importante no estudo, pois auxiliam os consumidores a julgar a relevância de sites, notícias e outros serviços, por meio de comentários e avaliações. O celular e sua importância cotidiana também são analisados e, segundo a Ericsson, 90% dos donos de smartphones levam seus aparelhos com eles, enquanto 80% dizem carregar dinheiro.

As pessoas buscam mais transparência, cada vez mais: esse é o quinto destaque do estudo da Ericsson. Elas desejam que os produtos, soluções e empresas tenham transparência e clareza em suas informações e relações. O cloud computing também é um ponto importante, graças à facilidade de uso agregado e a conexão ininterrupta.

No uso dos smartphones, os homens utilizam mais serviços de valor adicionado que as mulheres, que nesse tipo de dispositivo utilizam mais os serviços de voz, torpedos e redes sociais. Porém, se consolidados todos os canais de comunicação em um só device, as mulheres liderarão a adoção em massa dos smartphones.

Dentro ainda do contexto dos serviços de valor adicionado, o mobile payment ganha destaque: 67% dos usuários de smartphones estão interessados em soluções de pagamento móvel, a fim de facilitar suas compras. Os dados móveis ultrapassaram o tráfego de voz e os consumidores estão cada vez mais conectados à Internet e às coisas ao redor deles, como carros, ônibus públicos ou vending machines. Por fim, a necessidade de controle é a décima tendência pontuada pelo estudo da Ericsson. A mudança na renda disponível está impulsionando necessidades dos consumidores de estar no controle do consumo de serviços.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!