Inovação: Empresa inova e cria tecnologia sustentável

Fevereiro 5, 2012 by  
Filed under Notícias

Desde que se formou em engenharia sanitária, em 1984, Ricardo Franci busca soluções para o reaproveitamento da água. Com o crescente risco da falta desse produto, ele usou seu conhecimento em engenharia de tratamento de águas e controle da poluição para desenvolver uma tecnologia própria para o reúso em prédios comerciais e residenciais.

A técnica começou a ser desenvolvida na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde Franci é professor, e difundida a partir de 2000, quando ele fundou a Fluir Engenharia Ambiental, localizada no município de Vila Velha (ES). “Já implantamos o nosso sistema em 15 edificações. A economia chega a 30% em prédios residenciais e a 50%, em comerciais”, afirma.

De acordo com o engenheiro, as ideias amadureceram depois que ele concluiu o doutorado na França. “Lá, trabalhei com sistemas de esgoto, tema que me fez desenvolver conceitos voltados para a nossa realidade. Hoje, temos mais tecnologia na reutilização da água que os europeus”, explica.

“Atualmente, no Brasil, são 19 regiões metropolitanas sob estresse hídrico, ou seja, falta de água nas grandes áreas urbanas. Por isso, nosso projeto de sustentabilidade tem feito tanto sucesso e já representa cerca de 40% dos negócios de nossa empresa. É nosso carro-chefe”, revela Franci.

A água da chuva ou consumida em chuveiros, pias, tanques e lavatórios é canalizada para um tanque localizado no subsolo do prédio e depois bombeada para uma estação de tratamento na cobertura. Após ser tratada, a água é reutilizada nas descargas sanitárias, jardinagem, lavagens de carros e limpeza dependências do edifício.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!