Marketing: Pessoas com nomes fáceis de pronunciar têm mais sucesso

Fevereiro 12, 2012 by  
Filed under Notícias

Elas têm mais chances de serem promovidas, conquistar amigos e benefícios no ambiente de trabalho. Isso porque a sociedade ainda é preconceituosa em relação a nomes difíceis de falar.

Se você tem um nome simples, de fácil pronúncia, pode agradecer aos seus pais. Eles te deram mais chances de ganhar amigos e benefícios no ambiente de trabalho, de acordo com um estudo da Universidade de Melbourne e da Escola de Negócios Stern da Universidade de Nova York.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram como a pronúncia dos nomes pode influenciar a impressão que as pessoas têm das outras e as tomadas de decisões. De acordo com a pesquisa, o efeito que um nome fácil causa é muito mais positivo do que um nome difícil de falar. Esse fator levaria as pessoas de “bons nomes” a conquistar mais favorecimentos e promoções no trabalho. O mesmo vale para conquistar vagas de emprego – eles costumam ficar na frente.

“A pesquisa revelou que o efeito do nome não se deve apenas ao tamanho dele ou à sua sonoridade exótica ou incomum, mas o quão fácil é a sua pronúncia”, afirmou Simon Laham, um dos autores do estudo, feito nos Estados Unidos com 500 primeiros e últimos nomes de advogados.

Segundo Adam Alter, co-autor da pesquisa, o efeito provavelmente também existe em outras indústrias e em muitos outros contextos. “As pessoas simplesmente não estão conscientes do sutil impacto que os nomes podem ter em seus julgamentos”, disse Alter.

O estudo sugere ainda que as ações de bolsas de valores com nomes simples tendem a ter uma performance mais positiva do que ações com nomes complexos.

Segundo Laham, os resultados poderiam nos ajudar a gerenciar melhor nossas escolhas, além de nos ajudar a diminuir o preconceito e aprender a dar julgamentos mais justos.

Fonte: Época Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!