Marketing: Mundo terá mais gadgets conectados que pessoas já neste ano

Fevereiro 16, 2012 by  
Filed under Notícias

Um estudo da Cisco mostra que o número de smartphones, tablets e notebooks com acesso móvel à internet vai superar a população mundial neste ano.

A Cisco acaba de divulgar uma série de estatísticas e previsões sobre o acesso móvel à internet no mundo, tendo como base o ano de 2011. Entre outras conclusões, está a de que o número de smartphones, tablets e notebooks com acesso móvel à internet vai superar a população mundial neste ano. Até 2016, haverá 1,4 dispositivo  móvel conectado para cada ser humano. Veja outras conclusões do estudo da Cisco:

1 Crescimento explosivo

O tráfego de dados na internet móvel cresceu 2,3 vezes em 2011, atingindo 597 petabytes (milhões de gigabytes) por mês. Pelo quarto ano consecutivo, o volume de dados transmitidos mais que dobrou. A previsão da Cisco é que o tráfego deve dobrar novamente neste ano, e ainda vai crescer 18 vezes até 2016.

2 Smartphones

Os smartphones são apenas 12% dos celulares em uso, mas geram 82% do tráfego na internet móvel. Em média, cada smartphone transmite e recebe 150 megabytes por mês. Esse número deve aumentar 17 vezes até 2016. A Cisco prevê que, já neste ano, mais de 100 milhões de usuários de smartphones vão pertencer ao “clube dos gigabytes”, ou seja, vão transmitir e receber mais de 1 gigabyte por mês.

3 Tablets

O ano terminou com 34 milhões de tablets conectados à internet. Cada tablet gera 3,4 vezes mais tráfego de dados que um smartphone típico. A média por tablet é de 517 megabytes por mês.

4 Laptops

Há 175 milhões de laptops com acesso à internet móvel. Cada um deles produziu, em média, 2,1 gigabytes de tráfego por mês, 22 vezes mais que um smartphone típico.

5 Quarta geração

A boa notícia é que, na previsão da Cisco, a velocidade média da internet móvel deve aumentar, em média, nove vezes até 2016.  Isso deve acontecer, principalmente, por causa da expansão das redes celulares de quarta geração. No Brasil, espera-se que as primeiras redes 4G LTE sejam inauguradas até o início da Copa de 2014.

6 Vídeo

Mais da metade (52%) do tráfego de dados na internet móvel corresponde vídeo. Serviços como YouTube, Netflix e outros já são populares em dispositivos móveis.

7 Android x iPhone

No final de 2011, o Android ultrapassou o iOS (iPhone e iPad) como plataforma que mais recebe e transmite dados na internet móvel.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!