Inovação: Empresa cria robô capaz de redigir textos e notícias

Fevereiro 28, 2012 by  
Filed under Notícias

A empresa americana Narrative Science desenvolveu um equipamento que pode ameaçar o emprego daqueles que ganham a vida escrevendo. A empresa criou uma tecnologia orientada via software que é capaz de redigir textos. Entre as vantagens da inovação, estão a imparcialidade – computadores não podem ser subjetivos e parciais – e o custo menor.

Para o dispositivo funcionar, é preciso alimentar os dados. Com informações sobre os resultados do final de semana no futebol, por exemplo, o software consegue identificar padrões e concatenar os diversos resultados, datas e eventos em um texto só. O resultado não é nada brilhante como um bom e bem escrito texto. No entanto, segundo os desenvolvedores, é tudo uma questão de evolução.

A tecnologia da Narrative Science já é utilizada pela Forbes. O recurso é usado para redigir textos sobre as previsões de ganhos no mercado financeiro. Algo, também, bastante padronizado, como os textos sobre resultados esportivos.

A Narrative Science trabalha com padrões e algoritmos. A ideia dos desenvolvedores é evoluir o software para que ele seja capaz de trabalhar com conteúdos mais subjetivos e intangíveis. Por conta disso, os programadores trabalham numa nova versão do algoritmo que rege o sistema.

A empresa ainda trabalha monitorando o tráfico de informações no Twitter a respeito da escolha do futuro candidato republicano à presidência dos Estados Unidos. O processo está no começo, mas os resultados são interessantes.

Fonte: TechTudo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!