Inovação: Os carros do futuro, por Bill Ford
Março 3, 2012 by Inovação & Marketing
Filed under Notícias
Bill Ford Júnior, presidente executivo da Ford, arrisca a adivinhar o futuro do mercado automóvel e, para o responsável, não será necessário viajar muitos anos para que os carros sejam os melhores amigos de qualquer ser humano. Porquê? Porque serão praticamente autónomos. A única condição é ter um telemóvel com transmissão de dados. Ora veja:
1 – Já viu como seria se o seu automóvel tivesse capacidade para reservar um lugar de estacionamento à distância e conduzi-lo até lá?
2 – Em 2025 poderá deixar o carro na entrada da garagem para que ele estacione de forma automática, aumentando a capacidade de estacionamento;
3 – Não terá mais de fazer o maldito ponto de embraiagem. O seu carro poderá circular em piloto automático enquanto estiver no meio de um engarrafamento ou semáforo;
4 – Prioridades? O seu automóvel poderá avisá-lo cada vez que outro veículo estiver em posição de cruzamento com a sua via de trânsito;
Segundo Bill Ford Junior afirmou hoje no Mobile World Congress, tudo isto será possível através do desenvolvimento da transmissão de dados a partir dos veículos e entre eles. A presença de um responsável do sector automóvel numa feira de telecomunicações está desta forma explicada: Ford quer ajuda da indústria de telecomunicações para desenvolver serviços de comunicação automóvel.
Como afirmou, existem actualmente cerca de mil milhões de veículos a circular por todo o mundo, mas em meados do século XXI poderão ser 4 mil milhões de veículos. Esta tecnologia poderia ser, não só um auxílio pessoal como também uma forma de manutenção da ordem rodoviária. Uma forma de o fazer é através do desenvolvimento de tecnologias de localização e de dados wireless.
Ainda assim o bisneto de Henry Ford levanta uma questão pertinente: Com tanta tecnologia qual o lugar da privacidade? O responsável questiona se evitar acidentes é razão suficiente para revelar a localização de alguém.
Fonte: Dinheiro Vivo
Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!