Marketing: Exportações aumentam volume de negócios na indústria

Março 7, 2012 by  
Filed under Notícias

O volume de negócios na indústria subiu 2,9% em janeiro face à variação homóloga negativa de 5,4% em dezembro, devido ao crescimento das vendas para o mercado externo, anunciou hoje o INE.

Segundo o índice de volume de negócios na indústria elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em dezembro, as vendas para o mercado externo tiveram uma evolução positiva de 13,9%, embora tenham diminuído para o mercado interno (menos 3,8%).

Globalmente, o INE aponta para uma subida das taxas de variação homóloga em “todos os grandes agrupamentos industriais”, superiores às verificadas em dezembro, com destaque para o agrupamento Energia, que passou de “uma variação de 3,4% em dezembro para 21,4% em janeiro”.

O índice do agrupamento de bens de consumo caiu para 3% (menos 5,7% em dezembro), o dos bens intermédios diminuiu 3,3% (menos 7,6% no mês anterior) e no agrupamento dos bens de investimento passou de uma variação homóloga negativa de 15,1% para menos 1,3% no último mês de 2011.

Numa análise mensal, o índice de negócios na indústria encerrou o primeiro mês do ano com uma subida de 0,2%, contra uma diminuição de 6,2% em dezembro passado.

Também em termos homólogos, o emprego, as remunerações e as horas trabalhadas, ajustadas de efeitos de calendário, diminuíram 2,5%, 1,8 e 3,6%, respetivamente.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!