Empreendedorismo: A difícil e gratificante arte de recomeçar

Março 11, 2012 by  
Filed under Notícias

Completar 40 anos de existência para uma empresa genuinamente brasileira é uma tarefa dignificante e cheia de intempéries. Assim como na vida, estes anos todos presidindo minha própria empresa, me trouxeram muitos dias de sucesso e glórias, e dias de trabalho incansável gerenciando crises.

Pouco antes da grande crise mundial, os negócios estavam indo bem e decidimos que era hora de expandir, buscamos financiamento e iniciamos obras de melhoria. Atuando no setor de transportes, infra-estrutura é o que nos torna mais ágeis e competitivos.

A crise mundial chegou, e com ela todos os nossos planos foram drasticamente abalados, em conseqüência da grande erosão de receitas e da diminuição das margens.

Experimentamos nosso pior momento, tínhamos quarenta anos de história, experiência de mercado e pouco controle sobre o que estava por vir.. E o que veio foram conseqüentes quedas de faturamento. Chegamos a atingir o nível mais baixo desde nossa existência.

Sempre fui muito otimista e acreditei que conseguiríamos, mas confesso que em alguns momentos cheguei a pensar em desistir. Mas a persistência, o apoio da família e nossos colaboradores fizeram com que mais uma vez eu acreditasse que seria possível.

Psicólogos e economistas concordam que os ciclos de vida de uma pessoa e de uma empresa são formados por quatro etapas: expansão, recessão, depressão e recuperação.

Passamos por cada uma delas, acreditando sempre que a recuperação seria possível. Assim tomamos uma série de ações:

  • Readequamos nossas instalações e custos operacionais
  • Segmentamos nossa carteira de clientes, buscando oferecer melhor atendimento a clientes fiéis,
  • Passamos a controlar o custo de cada uma das operações de maneira individual,
  • Mantivemos somente colaboradores que efetivamente contribuem para o sucesso do negócio

Todas estas medidas parecem bastante óbvias, mas tomar a decisão de recomeçar e colocar um plano de ação em prática tem sido uma tarefa árdua.

Embora ainda estejamos na fase mais complexa do período de recuperação, hoje posso dizer que estamos no caminho certo.

A lição mais importante deste período foi a de que enfrentar a crise tem nos ajudado a sair da zona de conforto, exercitar nossa criatividade e reconhecer efetivamente quais colaboradores estão unindo-se a nós para enfrentar todos os momentos difíceis.

Como otimista que sou, tenho certeza que todo este processo nos levará a experimentar novamente o caminho do sucesso e a completar mais 40 anos de história.

Artigo escrito por Glaucia Maurano, relatando a experiência de Norberto Montone empresário, proprietário da Transportes Montone Ltda. – empresa de logística estabelecida no Brasil há quarenta anos.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!