Marketing: À procura de emprego. Saiba como se deve apresentar a uma empresa

Março 13, 2012 by  
Filed under Notícias

Com o desemprego a passar os 14% em Portugal, e com os jovens a serem os mais afetados, Ana Duarte Ribeiro, consultora do Observatório de Emprego da Universidade Católica explica o que pode e deve ser feito para contrariar os números e as tendências. Em entrevista ao Dinheiro Vivo a consultora explica como se pode melhorar a carreira, orientar o Currículo e quais os perfis mais valorizados pelas empresas.

Mudar de Carreira:
“Se a pessoa está à procura de fazer uma uma transição deve analisar as suas valências – o que faz e o que sabe saber -, ver o que o mercado procura e fazer um informational interviewing – conversar com pessoas da área para perceber com o que se pode contar em determinada carreira.

Depois do levantamento deve fazer um resumo e ver o que é viável para conseguir. Mudar de sector é desafiante, mudar de função ainda é mais.

Às vezes é mais fácil dar um passo atrás para depois dar dois à frente. Também se deve pensar que por vezes não é possível obter, numa nova área, um cargo tão satisfatório como o que mantinha anteriormente. Tem de se aceitar um recuo.

Quando se conseguiu deve-se apostar na formação e aumento de networking. Mesmo no mercado de hoje é viável mudar e por vezes as mudanças são necessárias.

Mas às vezes a energia é utilizada de forma errada, na área errada.”

Como se apresentar a uma empresa:
“Temos de perceber para onde queremos enviar o CV e ter em atenção alguns pontos:

1 – Ter atenção, ser cuidadoso na formulação
2 – Ser concreto e factual
3 – Incluir aspectos pessoas que ajudem o empregador a conhecer o perfil do candidato
4 – Perceber que o peso de cada elemento do CV muda consoante as empresas, o empregador…
5 – Não escrever mais de uma página de currículo, no máximo duas
6 – A carte de intenções é quase tão importante como o CV. A carta também deve ser bem pensada e desenhada segundo a função, o cargo e até a pessoa que a vai receber.
7 – O papel já não tem a maior predominância, mas por exemplo, enviar uma carta pode fazer a diferença quando todos enviam e-mails”.

O Perfil mais procurado:
“Vou falar do que mais valorizam quando nos procuram: uma formação académica sólida – há recrutadores que só recrutam pessoas com mestrado por exemplo. Como em Portugal as pessoas transitam imediatamente do liceu para a licenciatura e depois para o mestrado, as idades são por vezes baixas e os recrutadores valorizam maturidade.

Também se valoriza proatividade, capacidade de trabalhar em equipa, enfim. Procuram-se luzes no CV, de exemplos de criação de algo: estágios, voluntariados, vontade de fazer acontecer.

Neste caso, se o CV é a porta de entrada, a entrevista e provas seguintes, são muito valorizadas. A preparação é fundamental.”

Quem mais recruta:
“Atualmente as áreas que mais recruta são as de consultoria, grande consumo e banca. A banca teve uma redução face ao números habituais, está a recrutar cerca de 20%, mas antes fazia mais.

É importante perceber que as grandes empresas estão presentes e têm canal aberto. Querem cada vez mais interagir com os alunos e é fundamental haver contacto desde os tempos de faculdade. Todas as boas escolas fomentam estes encontros em dias abertos, por exemplo. É claro que ter uma abordagem por iniciativa própria se torna mais difícil”.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!