Empreendedores. 3 lições que podem ser retiradas do insucesso

Março 15, 2012 by  
Filed under Notícias

Falhar. Errar. Enganar. Todos estes verbos são comuns na dia-a-dia dos empreendedores e das empresas por mais difícil que seja admiti-lo.

O falhar é especialmente comum na vida dos empreendedores. Ser um empreendedor é percorrer novos percursos, o que é feito à base de muitas desilusões, embaraços e falhanços.

Pode o falhanço ser algo bom? O guru do empreendedorismo Robert Sofia acredita que sim. E conta a sua história à Forbes. Quando abriu um negócio pela primeira vez, Sofia fechou as portas após 14 meses devido às fracas receitas.

No seu segundo projecto, três meses após o seu início, o guru conta que o site ainda “não tinha sido lançado e já nós estávamos sem dinheiro. Nesta ocasião, teria sido fácil desistir mas estou feliz por não o termos feito”. Em seis meses, a empresa estava livre de dívidas e tinha dinheiro suficiente para continuar a desenvolver-se. No espaço de 12 meses, a empresa estava a dar lucro e aumentou a sua capacidade para o triplo.

O falhanço educa
Se quer saber mesmo do que é que é feito, analise como é que lida com os erros. Se o erro é seu, tenta desculpar-se ou reclama-o como seu? Se o falhanço deveu-se a um colega ou a um subordinado, utiliza-o como uma oportunidade ou descompõe quem errou? Após qualquer falhanço, tire algum tempo para investigar o que aconteceu.

Questione-se que erros foram feitos e que lições podem ser aprendidas. No mundo dos negócios, poucas coisas são perfeitas, e ninguém é completo a 100%. Os falhanços são uma oportunidade perfeita para realinhar as prioridades e estabelecer uma direcção clara.

As recuperações dão satisfação
Um exemplo: o mercado de capitais. Quando chegam ao seu ponto mais baixo, só podem começar a subir. O ponto mais baixo é a melhor altura para investir, porque é precisamente quando existe o maior potencial de crescimento. Os negócios funcionam da mesma forma. Pense em como as pessoas gostam de histórias que começam mal e acabam bem, como a história do Zé-ninguém que conseguem superar as adversidades porque é aqui que o jogo da vida se torna sério.

Demonstrar coragem quando estamos no nosso pior é o que nos mais fortes. Sim, as pessoas crescem quando recusam que um mau momento se torne um falhanço permanente. Recordar este facto pode motiva-lo a levantar-se do chão, sacudir o pó e tentar de novo.

Falhar em grande leva a ganhar em grande
Se falhou em algo de forma colossal, provavelmente isto aconteceu porque estava a tentar sair da sua zona de conforto. Neste processo, ultrapassou facilmente muitos daqueles que se recusaram a sair, e é por isto que eles não falharam. Para falhar em grande, é preciso pensar em grande e tentar em grande. No ponto em que falhámos, existe uma boa hipótese de já ter ultrapassado a sua competição.

Para ter sucesso nos negócios, deve simplesmente encontrar a motivação para responder de uma forma positiva mesmo quando as probabilidades estão todas contra si. Dale Carnegie, um homem de negócios norte-americano bem sucedido, dizia que o “desencorajamento e o falhanço são dois dos obstáculos para o sucesso”. Assim, da próxima vez que estiver perante um falhanço, abrace-o. Pode estar mais perto do sucesso do que nunca.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!