Marketing: Se a Internet fosse um país, em 2016 seria o quinto mais rico do mundo

Março 20, 2012 by  
Filed under Notícias

A economia baseada na Internet nos países do G-20 vai crescer mais de 10% até 2016, perfazendo 4,2 biliões de dólares (cerca de 3,2 biliões de euros) do PIB dos países mais ricos do mundo, de acordo com as estimativas do Boston Consulting Group.

“Se fosse uma economia nacional, estaria no top 5 dos países mais ricos, atrás dos EUA, China, Índia e Japão, e à frente da Alemanha”, realça um dos autores do estudo, David Dean.

Mas a economia baseada na Internet terá um crescimento diferenciado. Nas economias desenvolvidas deverá crescer cerca de 8% anualmente, enquanto que nos mercados em desenvolvimento o incremento será de 18% em média. Em países como a Argentina ou a Índia este tipo de economia deverá ter crescimentos de 24% e 23%, por ano, respetivamente.

Atualmente, é no Reino Unido que a economia baseada na Internet tem o maior peso, contribuindo 8,3% para o PIB, à frente de sectores como a construção, a saúde ou a educação, estima a BBC. As previsões do estudo apontam para um crescimento deste tipo de economia na ordem dos 11% até 2016.

A Coreia do Sul (7,3%) e a China (5,5%) seguem-se como as economias em que a Internet tem maior peso.

O estudo revela, quanto à zona euro, uma fatia de 3,8% relativamente a este tipo de atividade económica, bastante abaixo da média dos países do G-20 e apenas 0,2% acima do registado nos mercados emergentes.

As previsões, contudo, apontam para um crescimento significativo, podendo levar a zona euro para o quinto lugar das maiores economias baseadas na Internet.

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!