Empreendedorismo: Criar empresas lá fora sem sair de Portugal

Abril 4, 2012 by  
Filed under Notícias

Em articulação com 30 entidades de 16 países, o Turismo de Portugal e o Instituto de Investigação do Instituto Superior Técnico (INOV) estão a desenvolver a participação de Portugal no SPOCS, uma espécie de Loja da Empresa Europeia online.

Áustria França, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Suécia, Reino Unido e Noruega são os primeiros países da Europa a integrar o projeto “Simple Procedures Online for Cross-border Services” (SPOCS), que visa facilitar os negócios, diminuir a burocracia e aumentar a transparência graças à ligação da informação dos diversos portais nacionais.

No megaprojeto, cofinanciado pela Comissão Europeia em 24 milhões de euros, Portugal começa com as informações do Registo Nacional de Turismo, o que, segundo Miguel Mira da Silva, coordenador do projeto pelo INOV, permitirá que “operadores turísticos de outros estados-membros possam prestar serviços de turismo em solo nacional, como se de operadores nacionais se tratassem e vice-versa”. De acordo com o responsável, o “SPOCS encontra-se em fase de desenvolvimento e “pilotagem” nas infraestruturas nacionais: Balcão do Empreendedor (Agência para a Modernização Administrativa – AMA) e Registo Nacional do Turismo (Turismo de Portugal)”. Só no final deste ano deverão “ficar concluídos os desenvolvimentos efetuados pelo consórcio português”, para poderem ser então “utilizadas em pleno pelos empresários”.

Ao permitir que “os empresários saibam qual a documentação equivalente necessária no Estado para onde se pretendem expandir ou prestar serviços, enviem documentação oficial de forma rápida e segura e obtenham os comprovativos legais exigidos pelas autoridades competentes do estado-membro destinatário”, como explica Miguel Mira da Silva, o SPOCS é também um facilitador do investimento estrangeiro nos países participantes.

Após testes do primeiro grupo de países, a partir de Maio, Portugal iniciará os testes na segunda fase, a partir de Outubro. Mais informação em www.eu-spocs.eu

Fonte: Dinheiro Vivo



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!