Inovação: Sabe jogar ping-pong? Estes robots sabem

Abril 19, 2012 by  
Filed under Notícias

Há muitos anos que as máquinas têm vindo a conseguir substituir algum trabalho humano. Agora, até jogam ténis de mesa.

Wu e Kong são os dois robots nascidos numa universidade na província de Zhejiang, na China, e que exibem os seus dotes nas mesas de ping-pong por todo o campus universitário.

Com 1,60 m e 55 kg, os irmãos «humanoides» estão programados para efectuar sete movimentos diferentes, entre eles, receber, devolver e marcar pontos com uma bola e raquetes de ping-pong.

De acordo com especialistas da universidade, a chave para esta capacidade reside nas câmaras instaladas nos olhos dos robots, e que lhes permitem prever a trajectória das bolas, respondendo com sucesso às jogadas que se seguem.

Cada câmara capta 120 imagens por segundo, que são depois transferidas para os processadores das máquinas que, por sua vez, calculam o posicionamento da bola, a velocidade, o ângulo, a trajectória e o local da aterragem na mesa, escreve a agência chinesa Xinhuanest.

Wu e Kong demoram entre 50 a 100 milésimos de segundos a responder a uma jogada do adversário e a sua capacidade de prever o sítio onde a bola parará, tem uma margem de erro de quase três centímetros.

Os robots chineses têm jogado um contra o outro numa mesa da Universidade de Zhejiang, à semelhança de qualquer estudante, porém, com a diferença de estarem sob o olhar atento e constante de engenheiros e jornalistas daquele país.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!