Marketing: Supermercados já representam 20% das vendas totais de combustíveis

Maio 4, 2012 by  
Filed under Notícias

Os combustíveis podem chegar a custar menos 12 cêntimos por litro nos postos de abastecimento das cadeias de supermercados, o que tem levado a um aumento de clientes nestas bombas, que representavam já 20% das vendas de combustível em Portugal, no último trimestre do ano passado.
Cerca de 20% das vendas de combustíveis no mercado de retalho foram feitas pelos postos de abastecimento das “quatro cadeias de supermercados de maior relevância a actuar em Portugal”, revela o relatório trimestral da Autoridade da Concorrência divulgado hoje. Em 2008, esta quota era de cerca de 12%.

A contribuir para esta evolução está a diferença de preços praticados nestes postos de abastecimento. O diferencial de preços ascende a 12,3 cêntimos por cada litro de gasolina sem chumbo 95 octanas e a 13,2 cêntimos no litro do gasóleo, adianta a mesma fonte.

Apesar do diferencial no quarto trimestre não ser muito diferente do observado no terceiro trimestre, a média anual de 2011 supera a de 2010. No caso da gasolina o diferencial médio anual foi de 12,7 cêntimos por litros, em 2011, contra 12,3 cêntimos no ano anterior. Já no caso do gasóleo, o diferencial era de 13,2 cêntimos no ano passado e de 12,5 cêntimos em 2010.

Com a subida dos preços dos combustíveis, reflexo essencialmente da evolução dos preços das matérias-primas, e com a redução de rendimentos por parte de muitas famílias, os consumidores têm aumentado o consumo de combustíveis de marcas brancas.

Fonte: Jornal de Negócios


Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!