Inovação: Pavimentação inteligente informa estado do tráfego

Maio 7, 2012 by  
Filed under Notícias

Um pavimento inteligente que entrega aos transeuntes, via Wi-Fi ou Bluetooth, informações sobre o tráfego e a via, entre outros dados, foi apresentado comercialmente nesta quarta-feira, em Madri. O iPavement, uma tecnologia espanhola, foi testado no final do ano passado, na capital do país europeu, e deve chegar a várias cidades da nação a partir de 2013.

Patenteada pela Vía Inteligente, a pavimentação foi desenvolvida em parceria com universidades públicas e tem o objetivo de “marcar as cidades do futuro”, segundo o diretor do Instituto de Tecnologia da Universidade Castilla-La Mancha, Mario Piattini. Além de oferecer dados sobre o trânsito, o iPavement dá acesso a informações turísticas, envia alertas de segurança, identifica a temperatura e consegue se conectar com outras cidades.

A tecnologia foi testada na Praça Maior de Cáceres e na Porta do Sol, na capital espanhola, e levou três dias para ser instalada. Os presentes no local na noite de Ano Novo teriam feito uso dos benefícios e aprovado a novidade.

“Esperamos transformar as vias públicas em ruas inteligentes, para que não sigam sendo analógicas”, descreveu o diretor geral da Vía Inteligente, Félix Navarro. O executivo acrescentou que o pavimento oferece vantagens em relação a outras tecnologias sem fio disponíveis nas cidades. “O Wi-Fi do ar não informa a temperatura, não há interpretação (de dados), enquanto que o pavimento dá a informação exata em um ponto exato”, disse. “Essencialmente, (o iPavement) é capaz de contextualizar, enquanto a Wi-Fi só é a conectividade. (O pavimento inteligente) é capaz de segmentar o público”, afirmou.

A empresa pretende lançar o iPavement nos Estados Unidos, nos Emirados Árabes e no restante da Europa nos próximos meses. “A criação começou com tecnologia 100% espanhola, mas recebemos colaborações americanas, francesas, britânicas e um pouco da Itália e também do Japão”, disse Navarro.

Fonte: Terra



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!