Inovação: Google é autorizado a testar carro sem motorista nas ruas

Maio 10, 2012 by  
Filed under Notícias

O Departamento de Veículos a Motor do Estado americano de Nevada autorizou nesta segunda-feira o Google a fazer testes do seu veículo sem motorista em vias públicas. Essa é a primeira licença emitida nos Estados Unidos para veículos autônomos.

Uma comissão aprovou o pedido do Google, após testes ao longo de rodovias estaduais e bairros e análise dos planos de segurança do Google, treinamento de funcionários, funções do sistema e mecanismos de comunicação de acidentes. O veículo usado no teste terá uma placa especial, com fundo vermelho e um símbolo de infinito.

Em comunicado, o diretor do departamento, Bruce Breslow, afirmou que o símbolo de infinito seria a melhor forma de representar o “carro do futuro”. “A placa original vermelha será facilmente reconhecida pela população e para aplicação da lei, e será usada apenas para veículos de teste autônomos licenciados”, afirmou. Quando o veículo entrar no mercado e estiver à disposição do público, a placa será verde.

Segundo o departamento, o Google foi a primeira empresa a entrar com um pedido para testar seu carro sem motorista. Outros fabricantes já manifestaram o desejo de testar a tecnologia no futuro.

O carro usa câmeras de vídeo montadas no teto, sensores de radar e uma mira a laser para enxergar outros carros e obstáculos no trânsito. Segundo a companhia, o veículo já rodou milhares de quilômetros em testes.

Fonte: Terra



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!