Inovação: Como facilitar o processo de inovação?

Junho 13, 2012 by  
Filed under Notícias

Respondido por Guto Grieco, especialista em inovação

Muitas são as práticas de gestão que facilitam os processos de inovação. O estabelecimento de procedimentos estruturados ajuda a impor uma disciplina para os ciclos de inovação, desde a periodicidade de se começar um novo projeto como os passos a serem seguidos. Esses processos devem ser adotados de flexibilidade suficiente para incentivar a inovação e não para engessá-la.

Algumas empresas inovadoras se utilizam da chamada inovação aberta. Convidam toda a sua cadeia de valor, dos fornecedores aos consumidores, a participarem dos processos de geração de ideias para resolver problemas de produtos ou para darem insights para lançamentos.

Outro ponto importante que aumenta muito a velocidade com que as empresas conseguem entregar inovações para o mercado é a capacidade que elas têm de aprender e se adaptar às mudanças.

Essa ideia não é propriamente nova e Darwin, já no século XIX, propunha na sua teoria da seleção natural que “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta”. No século XX, de maneira pragmática, Jack Welch, ex-CEO da GE, expôs que “se a velocidade da mudança dentro das empresas for menor do que a velocidade fora delas, o fim está próximo”.

Fonte: Exame Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!