Inovação: Fusão das capitais de risco arranca

Junho 18, 2012 by  
Filed under Notícias

Nova entidade pública vai ter sob gestão 600 milhões de euros e trabalhar com 180 empresas.

A fusão das três capitais de risco públicas numa só entidade vai ser anunciada hoje pelo Executivo. A reforma, iniciada há quase um ano, vai resultar numa poupança de um milhão de euros e a nova entidade vai ter sob a sua gestão 600 milhões de euros, confirmou ao Diário Económico fonte oficial do Ministério da Economia.

Aicep Capital, InovCapital e Turismo Capital vão ser fundidas num único novo operador, cujo nome só será revelado hoje, mas que deverá adoptar uma abordagem diferente da seguida até aqui pelas capitais de risco públicas. De fora ficou a Caixa Capital, tal como o Diário Económico já tinha avançado.

Subjacente a esta reforma está o objectivo de optimizar os recursos existentes a este nível e reduzir custos. A poupança será de um milhão de euros, ou seja, cerca de 20% em termos anuais, confirmou o Ministério da Economia. O Diário Económico já tinha avançado que a escolha, em Fevereiro, de José Epifânio da Franca e Luís Filipe Carvalho Lopes para a liderança desta nova entidade, pouparia 700 mil euros só com salários dos membros das administrações das três capitais de risco que não foram reconduzidos. Agora que as três estruturas se unem oficialmente numa, só será possível gerar outras poupanças que não a nível de despesas com pessoal.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!